O PROCESSO DE BOLONHA E O ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR: NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE O QUADRO EUROPEU DE QUALIFICAÇÕES (QEQ) E OS QUADROS NACIONAIS DE QUALIFICAÇÃO (QNQ)
Resumo
O artigo aponta a criação do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ), que está construído para ser um espaço aberto que oportunize estudantes, graduados e cidadãos especializados que têm seu emprego na área do ensino superior a favorecerem-se de uma mobilidade e de um acesso igualitário a um ensino superior de qualidade, sem que haja entraves a esse acesso. Apresenta uma breve contextualização sobre os eventos que desencadearam esse processo que objetiva convergir os diversos sistemas de ensino europeu; a implementação e validação dos Quadros Nacionais de Qualificação (QNQ); o funcionamento, aplicação e instrumento de cooperação geral do Quadro Europeu de qualificações; os Quadros Nacionais e os resultados de aprendizagem e o mercado de trabalho e aponta algumas críticas para a execução do Quadro Europeu de Qualificações.
Referências
ALERTA Emprego. O que está mal no Curriculum Europeu. Disponível em: <http://blog.alertaemprego.pt/o-que-esta-mal-curriculum-europeu/, 2014> Acessado em: 12.09.2015.
ANTUNES, 2006a, p. 65; DIAS SOBRINHO, 2005, p. 169-195. O processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova. Revista Avaliação, Campinas, v. 13, n. 1, Sorocaba Mar. 2008.
CEDEFOP. Quadros de qualificações: influência crescente, mas obstáculos persistentes. Portugal: Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (Cedefop). Disponível em: http://www.cedefop.europa.eu/files/9091_pt.pdf. Acessado: 12.09.2015
CRE. A Declaração de Bolonha: Uma explicação. União Europeia: Associação Europeia de Universidades (CRE)/ Confederação Europeia das Conferências de Reitores, 2000, p. 1-4. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/edh_declaracao_bolonha.pdf. Acessado em: 16.09.2015.
EUROPAR. Qualificações para a aprendizagem ao longo da vida (debate). Estrasburgo: Parlamento Europeu, 2007. Disponível em: http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//TEXT+CRE+20071023+ITEM-019+DOC+XML+V0//PT. Acessado em: 16.09.2015.
FERREIRA, H. Defende quadro jurídico europeu em matéria de qualificações para aprendizagem ao longo da vida. Disponível em: http://blogdodeputado.blogspot.com.br/2007/10/hasse-ferreira-defende-quadro-jurdico.html?m=1, 2007. Acesso em: 12.09.2015.
FERREIRA, Suely. A universidade do século XXI: concepções, finalidades e contradições. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, 2009. (Tese de Doutorado). Disponível em: http://www.fe.ufg.br/up/6/o/Tese%20Suely%20Ferreira.pdf. Acesso em: 12.09.2015.
LIMA, Licínio C.; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; CATANI, Afrânio Mendes. O processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova, Avaliação, Campinas, v. 13, n. 1, p. 7-36, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v13n1/a02v13n1. Acessado em: 12.09.2015.
PÔRTO JUNIOR, F. G. R. Entre Comunicação e Educação: o Processo de Bolonha e as ações formativas em cursos de Comunicação Social/Jornalismo em Portugal. 2012. 614 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Culturas Contemporâneas) – UFBA/Faculdade de Comunicação, Salvador, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/12911/1/Francisco%20Gilson%20Rebou%c3%a7as%20Porto%20J%c3%banior.pdf, 2012. Acessado em: 12.09.2015.
PÔRTO JUNIOR, F. G. R. Novas geografias curriculares na União Europeia: o processo de Bolonha e a formação em Comunicação Social/Jornalismo. Revista Interin. Curitiba, v. 17, n.1, p. 11 - 95, jan. /jun. 2014. Disponível em: http://interin.utp.br/index.php/vol11/article/view/334. Acessado em: 13.09.2015.
PÔRTO JUNIOR, F. G. R. Sobre os processos formativos, Bolonha e o curso de Comunicação Social/Jornalismo: consolidando-se posições nas políticas educacionais. Revista Eletrônica Mutações, janeiro–julho, 2015, UFAM, p.1-24. Disponível em: http://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/799. Acessado em: 12.09.2015.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).