JUSTIÇA SISTÊMICA NO BRASIL: SOB A PERSPECTIVA DO EXPERT DÉCIO FÁBIO DE OLIVEIRA JÚNIOR
Resumo
A proposta desta entrevista é apresentar uma breve análise sobre a Justiça Sistêmica no Brasil, sob a perspectiva de Décio Fábio de Oliveira Júnior, precursor da temática em âmbito nacional. Tem-se, como ponto de partida, a entrevista concedida por Oliveira, em 2021, durante a aplicação de um curso de formação no âmbito do Tribunal de Justiça do estado de Mato Grosso. As principais conclusões alcançadas destacaram a importância da postura a ser adotada no âmbito do Judiciário, que deve buscar uma forma de tratar as relações decorrentes das demandas da justiça para alcançar uma efetiva pacificação social. Ratifica-se o entendimento sobre a possibilidade efetiva de redução das demandas que adentram no Judiciário e, por conseguinte, possibilita-se propiciar à sociedade alcançar a cultura da paz.
Referências
HELLINGER, B. As Ordens da Ajuda. Editora Atman – Patos de Minas Gerais. 2005.
HELLINGER, B. Conflito e paz: Uma Resposta. São Paulo: Ed. Cultrix, 2007.
HELLINGER, B. A simetria oculta do amor. São Paulo. Editora Pensamento-Cultrix Ltda.2008.
HELLINGER, B. Leis sistêmicas na assessoria empresarial. Minas Gerais. Atman. 2009.
HELLINGER, B. História de sucesso na empresa e no trabalho. Belo Horizonte. Atman. 2013.
HELLINGER, B. Leis Sistêmicas. Belo Horizonte. Atman. 2014.
HELLINGER, B. A cura. Belo Horizonte. Atman. 2014.
HELLINGER, B. A paz começa na alma. 2. ed. Belo Horizonte: Ed. Atman, 2016.
OLIVEIRA JÚNIOR, D. F. Justiça Sistêmica. [e-book]. Disponível em: https://www.justicasistemica.com.br/cap-ebook-novo-olhar-para-a-resolucao-de-conflitos/. Acesso em: 15 jul. 2020.
OLIVEIRA JÚNIOR, D. F.; OLIVEIRA, W. C. G. Esclarecendo as Constelações Familiares. Belo Horizonte: ATMAN, 2016.
OLIVEIRA JÚNIOR, D. F.; AMBRÓSIO, J. DE M. C. Justiça sistêmica: um novo olhar para a resolução de conflitos [recurso eletrônico]. Belo Horizonte, MG: Refinne, 2018.
OLIVEIRA JÚNIOR, D. F.; AMBRÓSIO, J. DE M. C. Justiça sistêmica: um novo olhar para a resolução de conflitos [recurso eletrônico]. Belo Horizonte, MG: Refinne, 2018.
ROSA, A. P. Entrevista. Direito Sistêmico e Constelação Familiar. Disponível em: http://www.cartaforense.com.br/conteudo/entrevistas/direito-sistemico-e-constelacao-familiar/16914. Acesso em: 18 ago. 2018.
STORCH, S. O Direito Sistêmico. 2013. Disponível em: https://direitosistemico. wordpress.com/. Acesso em: 19 ago. 2018.
STORCH, S. A origem do Direito sistêmico: pioneiro do movimento de transformação da Justiça com as Constelações Familiares. Brasília, DF: Tagore Editora, 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).