A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM NOSSAS VIDAS E O SERVIÇO SOCIAL FRENTE ÀS DEMANDAS DA ESCOLA
Resumo
Este trabalho é fruto de uma experiência vivida, no ano de 2011, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dorival Magrinelli (na época administrada pela Diretora Ivone Quevedo), que localiza-se no Município de Santo Antônio do Sudoeste (Região do Sudoeste do Estado do Paraná - Fronteira Brasil / Argentina). A convite do Professor Sandro Roberto, fui conhecer a Escola Dorival Magrinelli, sendo apresentado à Diretora Ivone, que me mostrou a Escola e abordou a questão social (trafico humano; drogas; prostituição infanto-juvenil; bullyng; racismo; violência; desestruturação famíliar.) local enfrentada pela educação na região da fronteira. Na escola estudam alunos brasileiros e argentinos (da cidade de San Antônio). O Professor Sandro relatou os problemas cotidianos que enfrenta diante dos seus alunos e solicitou-me para ministrar uma Aula/Palestra objetivando abordar os problemas da realidade local. A Aula/Palestra foi significativa, desenvolvida numa práxis dialógica-participativa com os alunos.
Referências
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988. São Paulo: Saraiva, 1988.
DEMO, Pedro. Pobreza política. 4. Ed. Campinas: SP: Autores Associados, 1994. (coleção polêmicas do nosso tempo, V. 27).
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. – Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1979.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. http://www.ibge.org.br/home. 25/11/2012.
MENDONÇA, Nelino Azevedo de. Pedagogia da humanização: a pedagogia humanista de Paulo Freire. – São Paulo: Paulus, 2008. – (coleção pedagogia e educação).
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2ª ed., São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).