DA NECESSIDADE DO DIÁLOGO EM PERÍODO DE PANDEMIA: RELATO DA ADAPTAÇÃO DE AULAS PRESENCIAIS DO CURSO DE LETRAS DA USP A PARTIR DO ATO DE ESCUTAR OS ESTUDANTES

Palavras-chave: Ensino Superior. Ensino Remoto. Paulo Freire. Interação On-line. Pandemia.

Resumo

O presente relato tem por objetivo expor o percurso e os resultados da adaptação, no ano de 2020, de duas disciplinas do curso de Letras da Universidade de São Paulo às necessidades impostas pela suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia da Covid-19. No relato, narra-se que, sob inspiração dos pressupostos pedagógicos de Paulo Freire, particularmente de sua perspectiva dialógica de ensino, procurou-se, por diversos meios, criar canais de comunicação com os alunos, tendo sido adotado, após algumas tentativas, um formato que contou não apenas com aulas on-line, mas com momentos assíncronos proporcionados por meio de envio de materiais de estudo e de análises a fim de respeitar uma nova realidade imposta pelo isolamento social. Descreve-se resultados positivos na interação professor-estagiário-aluno e na interação aluno-aluno. Espera-se contribuir para o debate acerca das formas de educação em situações emergenciais.

Biografia do Autor

Ana Rosa Ferreira Dias, Universidade de São Paulo (USP) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Graduada em Língua e Literatura Portuguesa pela PUC-SP. Mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela USP. Professora da PUC-SP e da USP. 

Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade, Universidade de São Paulo (USP)

Graduada em Letras pela USP. Mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Doutora em Linguística pela USP. Professora da USP. 

Alvaro Magalhães Pereira da Silva, Universidade de São Paulo (USP)
Graduado em Letras pela Unicsul e em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela USP, Mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa pela USP. Atualmente é professor substituto do IF-SP. 
Célia Regina Araes, Universidade de São Paulo (USP)

Graduada em Letras pela Unip e em Pedagogia pela FECS. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela USP. Doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa pela USP. 

Referências

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e terra, 1996.

HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 09 nov. 2021.
Publicado
2023-03-07
Seção
Relatos de Experiência