PROCESSO DE LETRAMENTO ACADÊMICO DE UMA ALUNA INDÍGENA PELA VIA DE IMERSÃO NA GRADUAÇÃO – UFPA

  • Célia Zeri de Oliveira Universidade Federal do Pará- UFPA
  • Débora Patrícia dos Santos Nogueira Professora Rede Privada de Belém- PA

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo verificar o percurso de letramento de uma discente indígena durante a sua experiência de formação acadêmica em ensino superior,  assim,  preocupou-se em identificar o estado de letramento da graduanda e analisar as suas principais dificuldades e/ou habilidades em relação à escrita em língua portuguesa. Para isso, foi realizado um levantamento de informações por meio do atendimento no programa de tutoria - PET-QI ,  projeto  esse  implementado para auxílio de letramento acadêmico, – tendo como sujeito de pesquisa a aluna  indígena da UFPA. Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico tendo como metodologia a interpretação dos textos produzidos pela participante no decorrer do processo de letramento acadêmico. Os dados foram analisados  por intermédio do balizamento teórico pertinente em gêneros discursivos, letramentos, pertencimentos cultural.

Biografia do Autor

Célia Zeri de Oliveira, Universidade Federal do Pará- UFPA

Professora Ensino/Aprendizagem de Línguas – UFPA – Doutora em Linguística Aplicada.

Débora Patrícia dos Santos Nogueira, Professora Rede Privada de Belém- PA

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa. Professora Rede Privada de Belém- PA

Publicado
2018-04-20
Seção
Artigos