PROCESSO DE LETRAMENTO ACADÊMICO DE UMA ALUNA INDÍGENA PELA VIA DE IMERSÃO NA GRADUAÇÃO – UFPA
Resumo
Este artigo tem como principal objetivo verificar o percurso de letramento de uma discente indígena durante a sua experiência de formação acadêmica em ensino superior, assim, preocupou-se em identificar o estado de letramento da graduanda e analisar as suas principais dificuldades e/ou habilidades em relação à escrita em língua portuguesa. Para isso, foi realizado um levantamento de informações por meio do atendimento no programa de tutoria - PET-QI , projeto esse implementado para auxílio de letramento acadêmico, – tendo como sujeito de pesquisa a aluna indígena da UFPA. Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico tendo como metodologia a interpretação dos textos produzidos pela participante no decorrer do processo de letramento acadêmico. Os dados foram analisados por intermédio do balizamento teórico pertinente em gêneros discursivos, letramentos, pertencimentos cultural.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).