(RE)VISITA NA AVALIAÇÃO EDUCATIVA EM CENÁRIOS PÓS-MARÇO DE 2020

Palavras-chave: Avaliação Educacional. Pandemia e Educação. Perspectivas Educacionais.

Resumo

Esta pesquisa inscreve-se em uma abordagem qualitativa, estruturada em um design metodológico que se deu em três etapas entre os anos de 2020 e 2021: (i) revisão bibliográfica; (ii) análise de narrativas digitais por meio de sete lives sobre “avaliação educacional em tempos pandêmicos” e (iii) compreensão das perspectivas de 59 professores brasileiros sobre “o que se deve considerar ao avaliar neste momento de crise”.  Ao considerar os dados coletados nestas fases, foi possível perceber que, apesar de ainda existir uma longa lacuna entre os processos de avaliações até aqui realizados, já existe trilhas que podem ser consideradas como elementos chave para a melhoria do processo, especificamente no que diz respeito a disseminar os principais conceitos da educação remota emergencial, renovar o entendimento acerca da aprendizagem significativa, propiciar a reflexão acerca do papel da avaliação na Educação Básica e direcionar ações educativas no cenário posto.

Biografia do Autor

Daiane Martins Batista , Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Mestra em Educação e Novas Tecnologias. Centro Universitário Internacional Uninter. Professora na área de Humanidades da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas.

Luana Priscila Wunsch, Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Doutora em Educação – Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Universidade Federal do Amazonas. Professora visitante.

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Publicado
2024-11-25