‘ENTREUMEI’: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) DAS INFÂNCIAS EM CONTEXTOS PANDÊMICOS

Palavras-chave: Formação de professoras(es). Educação Infantil. Pandemia.

Resumo

Com o presente texto, objetivamos discutir sobre movimentos de formação continuada ocorridos com professoras(es) da Educação Infantil, em tempos de pandemia, em um período que as escolas se mantiveram-se fechadas por mais de um ano. Com o objetivo de produzirmos reflexões sobre processos de formação continuada e planejamento de professoras e professores no complexo tempo vivido, permeado de angústias, dores e incertezas, trazemos o relato de uma experiência de formação continuada ocorrida entre duas Unidades Municipais de Educação Infantil do Município de Niterói – RJ, no ano de 2020. A narrativa da experiência formativa nos aponta para o diálogo como base constitutiva dos processos de planejamento e tomadas de decisões compartilhadas e para as tensões que envolvem esse espaço-tempo de organização e planejamento do trabalho pedagógico remoto com crianças pequenas.

Biografia do Autor

Débora Assumpção dos Santos Rodrigues, Universidade Federal Fluminense – UFF /PPGEdu

Doutoranda em Educação, Universidade Federal Fluminense – UFF.

Fabiane Florido de Souza Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO

Doutoranda em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO.

Referências

ANPED. Manifesto ANPEd. Educação a Distância na Educação Infantil, não! Rio de Janeiro: ANPED, 2020. Disponível em: https://anped.org.br/news/manifesto-anped-educacao-distancia-na-educacao-infantil-nao Acesso em: 02 fev. 2021.

AGUDO, Alejandra. Desenvolvimento humano cai pela primeira vez desde 1990 em meio à pandemia de coronavírus. Madri: El País, 2020. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/planeta_futuro/2020-05-21/desenvolvimento-humano-cai-pela-primeira-vez-desde-1990-em-meio-a-pandemia-de-coronavirus.html>. . Acesso em: 13 mar. 2021.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BARROS, Manoel de. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 2002

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 05, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Conselho Nacional da Educação, Câmara da Educação Básica. Brasília, DF, 2009.

BENJAMIN. W. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Organização Walter Benjamin. Magia e técnica, arte e política: Ensaio sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CASTRO, Regina. Observatório Covid-19 aponta maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil. Agência Fiocruz de notícias. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/observatorio-covid-19-aponta-maior-colapso-sanitario-e-hospitalar-da-historia-do-brasil>. Acesso em: 13 mar. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 62. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo. Paz e Terra, 1996.

GARCIA, Regina Leite (org.) A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. São Paulo, SP: Cortez, 2008

KOHAN, Omar. Tempos de pandemia e necropolítica: ainda há tempo de infância? Revista Latinoamericana de Colegio Internacional de Filosofia. Buenos Aires, jun, 2020. Disponível em: < » Tempos de pandemia e necropolítica: ainda há tempo de infância? Por Walter Omar Kohan (revistalatinoamericana-ciph.org)> Acesso em 19 dez. 2021

LARROSA. Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Palestra proferida no 13o. COLE 2013. Congresso de Leitura do Brasil. Unicamp- Campinas 2013 SP- 2001. Disponível em: http://www.unirio.br/cla/ppgeac/processo-seletivo-2021/bibliografia-2021/larrosa-jorge-notas-sobre-a-experiencia-e-o-saber-de-experiencia/at_download/file Acesso em 05 de jun. 2021

MANHÃES, Luiz Carlos Siqueira. Redes de formação de educadores. Organização Joanir Gomes de Azevedo; Neila Guimarães. Formação de professores: possibilidades do imprevisível. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p. 99-120.

MORIN, Edgar. É hora de mudarmos de via: as lições do coronavírus. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021.

NEVES. André. Obax. São Paulo: Brinque-Book, 2010

OGEDA, Adriane; LAGE, Lívia; VIEIRA; Nuelna. Dançar, mover, deslocar: o corpo na formação dos profissionais da educação infantil. Revista Veras, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 48-67, jan/jun, 2018.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia; FORMOSINHO, João. Pedagogia-em-participação: em busca de uma práxis holística. Organização Julia Oiveira-Formosinho; Christine Pascal. Documentação Pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre: Penso, 2019. p. 26-56.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

Publicado
2022-07-05