ESTÁGIO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REINVERTAR-SE É PRECISO

Palavras-chave: Educação Infantil. Estágio. Ensino remoto. Pandemia. Tecnologia.

Resumo

O presente relato de experiências tem por objetivo abordar as vivências referentes ao Estágio em Educação Infantil. O estágio ocorreu no formato remoto devido ao atual contexto pandêmico da Covid-19. Sendo esta, uma experiência inédita tanto para docentes quanto para os discentes, visto que algo desse tipo ainda não havia acontecido na Universidade, principalmente no que diz respeito ao componente estágio, isso contribuiu para que esse momento se tornasse ainda mais desafiador em todos os sentidos, desde o contato com a comunidade escolar, a qual fomos direcionados para a realização do estágio até o primeiro contato com os alunos e com as tecnologias, sendo este último um dos maiores desafios para a maioria de nós estagiários, tendo em vista que muitos não tinham domínio das TICs, outros, tampouco tinha acesso a recursos tecnológicos de qualidade, ferramentas estas, indispensáveis para que esse estágio se concretizasse.  

Biografia do Autor

Ricardo Ferreira Nunes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduando em pedagogia (pela UNEB).  Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Gestão e Tecnologias - GENTTES/CNPq.

Referências

ALVES. Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Fluxo Contínuo. V.8, N.3, 2020. Disponível em: (PDF) Educação EDUCAÇÃO REMOTA: ENTRE A ILUSÃO E A REALIDADE Remote education: between illusion and reality Educación remota: entre ilusión y realidad (researchgate.net). Acesso em: 23 de jan. 2022.

ARRUDA, Graziela Queiroz de.; SILVA, Joelma Santana Reis da.; BEZERRA, Maria Aparecida Dantas. O uso da tecnologia e as dificuldades enfrentadas por educadores e educandos em meio a pandemia, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID2426_04092020084651. Acesso em: 27 jan. 2022.

BRASIL. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Pnad Contínua – O que é. IBGE, 2020d. Disponível em: https://bit.ly/30TDpe7. Acesso em: 24 jan. 2022.

COSTA, Patrícia Evellyn.; RIBEIRO, Janete Santa Maria. A importância de contar história na Educação Infantil, R. Eletr. Cient. Inov. Tecnol, Medianeira, Cadernos Ensino EAD, 4771-16473-1-RV. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/recit/article/viewFile/e-4771/pdf_1. Acesso em: 23 de jan. 2022.

NASCIMENTO, P. M.; RAMOS, D. L.; MELO, A. A. S.; CASTIONI, R. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. IPEA, Brasil, 2020.

VELLAR, Camila Martins. Ensino remoto na pandemia: dificuldades e aprendizados. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v.1, 2021/01.
Publicado
2023-03-27
Seção
Relatos de Experiência