O APOIO PSICOSSOCIAL E PEDAGÓGICO A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19:: A EXPERIÊNCIA NO NÚCLEO DE APOIO PSICOSSOCIAL E PEDAGÓGICO- NAPE, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS – UNITINS

Palavras-chave: Ensino Remoto. Apoio Psicossocial. Pandemia da Covid-19. Intervenção Pedagógica.

Resumo

O presente estudo trata do apoio psicossocial e pedagógico à estudantes universitários no contexto da pandemia da Covid- 19. O objetivo geral é apresentar a experiência interventiva do Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional- NAPE, da Universidade Estadual do Tocantins-UNITINS, campus universitário de Palmas/TO. De modo específico intencionou-se apontar as principais demandas de ordem psicológica, social e pedagógica manifestadas pelos estudantes que buscaram o serviço de apoio multiprofissional do núcleo, bem como descrever como foi a atuação interventiva da equipe multiprofissional: psicólogo, assistente social e pedagoga, frente a essas demandas. O procedimento metodológico se configurou de pesquisa documental nos acervos e prontuários, pareceres e formulários do setor, bem como nas observações dos profissionais da equipe. Os resultados da pesquisa apontam que a pandemia trouxe inúmeras consequências e impactos na realidade social, psicológica e educacional dos estudantes. As atividades e intervenções da equipe multiprofissional, especialmente, o acolhimento e a escuta destas demandas, foram de vital importância para o enfrentamento das adversidades impostas e para a permanência dos mesmos no ciclo acadêmico.

Biografia do Autor

Deodete Maria das Neves Schmitt, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia ( UFAM);  Licenciada em Pedagogia ( Unimeo/Cetsop). Atualmente é Coordenadora de Assuntos Acadêmicos e Pedagógicos no Instituto de Engenharia do Araguaia-IEA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará- UNIFESSPA. Pedagoga do NAPE no período pandêmico de COVID-19.

Leda Santana Oliveira Noleto, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Assistente Social. Doutoranda e Mestre em Educação (UFT). Especialista em Gerontologia (UFT). Professora da Unitins-Curso de Serviço Social. Assistente Social do NAPE no período pandêmico de COVID-19.

Luciana Fagundes Bastos de Carvalho, Secretaria da Educação do Tocantins (SEDUC - TO)

Licenciada em Pedagogia (UFMG). MBA em Gestão de Pessoas (UFT) e Especialista em Psicopedagogia (UFRJ). Atualmente é Assessora de Gabinete na SEDUC TO. Pedagoga do NAPE no período pandêmico de COVID-19. 

Ulisses Franklin Carvalho da Cunha, Unitins

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente (Linha de Pesquisa: Natureza, Cultura e Sociedade - UFT, 2018). Graduado em Licenciatura Plena em Geografia (UFT, 2011). Bacharel em Psicologia pelo CEULP/ULBRA (2017). Pós-graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Rio Sono e em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Atualmente exerce cargo efetivo de Técnico de Nível Superior junto à Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS.

Referências

BAKER, E., Clark, L. L. Biopsychopharmacosocial approach to assess impact of social distancing and isolation on mental health in older adults. British Journal of Community Nursing, 25(5), 231–238. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.12968/bjcn.2020.25.5.231. Acesso em 10 Dez. 2021.

Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet. Vol. 395, p. 912–920. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8. Acesso em 10 Dez. 2021.

Cascella, M., Rajnik, M., Aleem, A., Scott, C., Napoli, R. Di, Mariano, V., & Network, H. Features, Evaluation, and Treatment of Coronavirus (COVID-19). Stat Pearls Publishing. 2021.

CONSUNI. RESOLUÇÃO/CONSUNI/Nº 036, de 28 de novembro de 2019. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Nº. 5.495. TOCANTINS.

COSTIN, C. Pandemia reforça necessidade de novos modelos de educação, dizem pesquisadores., p. 1. 2020. Disponível em: http://www.iea.usp.br/noticias/covid-19- leva-a-repensar-a-educacao. Acesso em: 10 Dez. 2021.

Giovanetti, M., Benedetti, F., Campisi, G., Ciccozzi, A., Fabris, S., Ceccarelli, G., & Ciccozzi, M. (2021). Evolution patterns of SARS-CoV-2: Snapshot on its genome variants. Biochemical and Biophysical Research Communications, 538 (January), 88–91. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.bbrc.2020.10.102. Acesso em 10 Dez. 2021.

Hagerty, S. L., & Williams, L. M. The impact of COVID-19 on mental health: The interactive roles of brain biotypes and human connection. Brain, Behavior, & Immunity - Health, 5, 100078. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.bbih.2020.100078. Acesso em 12 Dez. 2021.

HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, Washington, 27 Mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 10 Dez. 2021.

Husky, M. M., Kovess-Masfety, V., & Swendsen, J. D. Stress and anxiety among university students in France during Covid-19 mandatory confinement. Comprehensive Psychiatry. Vol. 102. 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0010440X2030033X. Acesso em: 10 Dez. 2021.

Kohls E, Baldofski S, Moeller R, Klemm SL, Rummel-Kluge C. Mental Health, Social and Emotional Well-Being, and Perceived Burdens of University Students During COVID-19 Pandemic Lockdown in Germany. Front Psychiatry. 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33889102/. Acesso em: 10 Dez. 2021.

Jia, R., Ayling, K., Chalder, T., Massey, A., Broadbent, E., Coupland, C., & Vedhara, K. Mental health in the UK during the COVID-19 pandemic: cross-sectional analyses from a community cohort study. BMJ Open. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-040620. . Acesso em: 10 Dez. 2021.

Lima, C., P. M. M, C., IAAS, L., JVAO, N., JS, S., de Souza RI, & MLR, N. (2020). The emotional impact of Coronavirus 2019-nCoV (new Coronavirus disease). Psychiatry research, Vol. 287, p. 112915. 2020. Recuperado de https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32199182/. Acesso em: 10 Dez. 2021.

Lopez-Carral, H., Grechuta, K., & Verschure, P. F. M. J. Subjective ratings of emotive stimuli predict the impact of the COVID-19 quarantine on affective states. PLoS ONE. 15(8 August), 1–15. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0237631. Acesso em: 10 Dez. 2021.

MONTEMURRO, N. The emotional impact of COVID-19: From medical staff to common people. Brain, Behavior, and Immunity, 87, 23–24. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.bbi.2020.03.032. Acesso em: 10 Dez. 2021.

Smith, A. C., Thomas, E., Snoswell, C. L., Haydon, H., Mehrotra, A., Clemensen, J., & Caffery, L. J. Telehealth for global emergencies: Implications for coronavirus disease 2019 (COVID-19). Journal of Telemedicine and Telecare, 26(5), 309–313. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1357633X20916567. Acesso em: 10 Dez. 2021.

Wathelet, M., Duhem, S., Vaiva, G., Baubet, T., Habran, E., Veerapa, E., &D’Hondt, F. (2020). Factors Associated With Mental Health Disorders Among University Students in France Confined During the COVID-19 Pandemic. JAMA Network Open. 3(10). 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2020.25591. Acesso em: 10 Dez. 2021.

Son, C., Hegde, S., Smith, A., Wang, X., & Sasangohar, F. Effects of COVID-19 on College Students’ Mental Health in the United States: Interview Survey Study. Journal of medical Internet research, 22(9), e21279. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.2196/21279. Acesso em: 10 Dez. 2021.

Sun, S., Goldberg, S. B., Lin, D., Qiao, S., & Operario, D. (2021). Psychiatric symptoms, risk, and protective factors among university students in quarantine during the COVID-19 pandemic in China. Globalization and Health. Vol. 17. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12992-021-00663-x. Acesso em: 18 Dez. 2021.

TENENTE, L. Sem Internet, merenda e lugar para estudar: Veja obstáculos do ensino a distância na rede pública durante a pandemia de COVID-19. G1, Educação, 5 maio 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/05/sem-internet-merenda-e-lugar-para-estudar-veja-obstaculos-do-ensino-a-distancia-na-rede-publica-durante-a-pandemia-de-covid-19.ghtml. Acesso em: 15 Dez. 2021.

Velavan, T. P, Meyer, C. G. The COVID-19 epidemic. Trop Med Int Health. 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7169770/. Acesso em 12 Dez. 2021.
Publicado
2024-11-25