REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19.

Palavras-chave: Práticas de Ensino. Ensino Remoto Emergencial. Ensino Híbrido. Pandemia Covid-19. Educação Básica.

Resumo

O ano de 2020 representa um marco para o sistema educacional brasileiro, em que devido às medidas de controle sanitário para a pandemia da Covid-19, mudou-se abruptamente o funcionamento das escolas e o trabalho docente. Desta forma, o presente texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre práticas de ensino durante a pandemia da Covid-19, com o intuito de compreender as modalidades de “Ensino Remoto Emergencial” (ERE) e “Ensino Híbrido” (EH). A metodologia empregada contém abordagem qualitativa, desenvolvida por uma pesquisa bibliográfica e levantamento de informações a partir de busca por artigos científicos publicados e revisado por pares na plataforma “Periódicos – CAPES”, durante o período de 2020 e 2021. Diante do pesquisado e analisado, percebeu-se que as práticas de ensino realizadas no ERE foram, em grande parte, reproduzidas na transposição de uma aula baseada em transmissão de conteúdo, muito semelhante às práticas de ensino pré-pandemia.

Biografia do Autor

Rodrigo da Silva Menezes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutorando em Educação pelo programa de pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED-UFU). Integrante dos grupos de pesquisa “Observatório do Ensino de História e Geografia” da Universidade Federal de Uberlândia e “Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação” da Universidade Federal de Sergipe.

Rosana Maria Torres Marcondes, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED-UFS). Integrante do grupo de pesquisa “Núcleo de pesquisa em Comunicação e Tecnologia” da Universidade Federal de Sergipe.

Jhonatas Isaac Pereira Lima, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando em Educação pelo Programa de pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED-UFS). Integrante do grupo de pesquisa “Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação” da Universidade Federal de Sergipe.

Carlos Alberto de Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED-UFS). Líder do grupo de pesquisa “Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação” da Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado
2024-08-20
Seção
Artigos