POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS DESAFIOS DE REPENSAR A DINÂMICA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR NO BRASIL

Palavras-chave: Educação. Covid-19. Pobreza. Desigualdades.

Resumo

As implicações da pandemia da Covid-19 no universo educacional brasileiro foram imediatas e ampliam as desigualdades e a exclusão social. Portanto, torna-se imprescindível refletir sobre a realidade do sistema de ensino no país. Nesta perspectiva, o presente artigo objetiva contribuir, sobretudo, com as reflexões em torno dos desafios que gestores, professores e demais profissionais da educação enfrentam para atenuar as barreiras de acesso ao ensino público, repensar a dinâmica da construção do conhecimento e combater a evasão e o abandono escolar de crianças e adolescentes provenientes, em sua maioria, de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Em suma, enfatizamos que é imprescindível uma atuação ampla, ordenada e qualificada do Estado, em parceria com as organizações da sociedade civil, diante dos problemas e das dificuldades vivenciadas pelos estudantes na atualidade.

Biografia do Autor

Francisca Rejane Bezerra Andrade, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação (USP). Pós-doutora em Ciências da Educação (J. W. Goethe Universität Frankfurt Am Main), Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

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Publicado
2022-07-05