POR UMA EDUCAÇÃO SOCIAL QUE NOS APROXIME: A DISCUSSÃO SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

Palavras-chave: Educação Social. COVID-19. Práticas Socioeducativas. Pedagogia Social.

Resumo

O presente artigo, de fundamentação teórica, tem como objetivo discutir sobre as finalidades da Educação Social a partir da pandemia promovida pelo vírus SARS-CoV-2. Para isso, a discussão se realiza a partir de alguns autores da Sociologia e da Filosofia sobre o período pandêmico, seus impactos globais e como o campo do saber da Pedagogia Social é chamado a (re)pensar suas práticas de Educação Social de forma a atender as demandas desse novo cenário educacional não escolar. Ao final, infere-se que a realidade pandêmica da COVID-19 se apresenta como um espaço “pandemônico” para os ambientes socioeducativos e exige dos profissionais da Educação Social novas habilidades para uma reflexão que contemplem as necessidades contemporâneas sem perder a essência do trabalho socioeducativo. Essa reflexão demandará novos tipos de ação formativa tanto para educandos quanto para educadores no ambiente educativo não escolar brasileiro.

Biografia do Autor

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela PUCSP. Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado
2023-04-04