AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DAS REDES DE COLABORAÇÃO (1942-2018)
Resumo
O artigo investiga os autores que se dedicam à temática da avaliação na formação de professores, enfocando a perspectiva das redes sociais colaborativas e do desenho do campo científico. Caracteriza-se como um estudo bibliométrico de natureza quantiqualitativa e analisa 177 artigos mapeados nas bases de dados Web of Science e Scopus. Mostra que 337 autores formam a rede de colaboração completa com baixa densidade (0,5%), sendo que 20 autores publicaram mais de um artigo e apresentam continuidade nas pesquisas sobre o tema. Neste mapeamento, Victor Manuel Lopez-Pastor é o autor mais produtivo e Dominique Sluijismans, o autor mais impactante. Nos últimos 5 anos, tem havido uma expansão das parcerias internacionais, sendo Espanha e Nova Zelândia os países com mais ligações. O aumento da produção coletiva e o estabelecimento de novas parcerias internacionais são os grandes desafios para o crescimento do tema e o fortalecimento das redes.
Referências
BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. Inside the Black Box: Raising Standards through Classroom Assessment. Phi Delta Kappan. v. 1, n. 92, p. 81-90, 2010. DOI: 10.1177/003172171009200119
BLOCH, Mark L. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BUSSAB, Wilton O.; MORETTIN, Pedro A. Estatística Básica. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2017
CECHELLA, João Carlos. A avaliação em educação física: uma nova perspectiva. Revista Kinesis, Santa Maria, n. 8, p. 65-76, 1991.
CRESWELL; CLARK, 2013.
DARIDO, Suraya C. Avaliação em educação física na escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Org.). Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
DEPRESBITERIS, Léa. Instrumentos de avaliação: a necessidade de conjugar técnica e procedimentos éticos. Revista Aprendizagem, Pinhais, v.1, n. 1, p.38-39, jul/ago 2007.
ESTEBAN, Maria T. (org.) Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas, e políticas. São Paulo: Unesp, 2009.
FROSSARD, Matheus L.; CASSANI, Juliana M.; STIEG, Ronildo; PAULA, Sayonara C.; SANTOS, Wagner. Appropriations of the evaluation practices for teaching of undergraduate students in physical education, Journal of Physical Education, v. 29, p. 1-13, 2018. DOI: 10.4025/jphyseduc.v29i1.2970
FUZII, Fábio T. Formação de professores de educação física e avaliação: investigando a reestruturação curricular dos cursos de licenciatura. 2010. 197 f. Dissertação (Mestrado em Pedagogia da Motricidade Humana) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010.
GINZBURG. Carlos. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
HAMODI, Carolina; LÓPEZ-PASTOR, Victor M.; LÓPEZ-PASTOR, Ana Teresa. If I experience formative assessment whilst studying at university, will I put it into practice later as a teacher? Formative and shared assessment in Initial Teacher Education (ITE), European Journal of Teacher Education, v. 40, n. 2, p. 1-20, 2017. DOI: 10.1080/02619768.2017.1281909
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.
LANDER, Natalie J.; BARNETT, Lisa M.; BROWN, Helen; TELFORD, Amanda. Physical education teacher training in fundamental movement skills makes a difference to instruction and assessment practices. Journal of Teaching in Physical Education, v. 34, n. 3, p. 548-556, 2015. Doi: 10.1123/jtpe.2014-0043
LÓPEZ-PASTOR, Victor M.; PÉREZ-PUEYO, Ángel; BARBA, José J.; LORENTE-CATALÁN, Eloísa. Students’ perceptions of a graduated scale used for self-assessment and peer-assessment of written work in pre-service physical education teacher education (PETE). Cultura, ciencia y deporte, v. 11, n. 1, p. 37-50, 2016. DOI: 10.12800/ccd.v11i31.641
MENDES, Olenir M. Formação de professores e avaliação educacional: o que aprendem os estudantes das licenciaturas durante sua formação. 2006. 166f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
NOVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Caderno de Pesquisa [online], v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017. DOI: 10.1590/198053144843
PASCARELLA, Ernest T.; TERENZINI, Patrick T. How College Affects Students: A Third Decade Of Research. San Francisco: Jossey-Bass, 2005.
PICOS, Andrés P.; LÓPEZ-PASTOR, Victor M. Haz lo que yo digo pero no lo que yo hago: sistemas de evaluación del alumnado en la formación inicial del profesorado. Revista de Educación, v. 36, p. 279-305, 2013. DOI: 10.4438/1988-592X-RE-2011-361-143
POPHAM, James W. Classroom assessment: what teachers need to know. Londres: Pearson, 2013.
ROMBALDI, Rosiane M.; CANFIELD, Marta S. A formação profissional em educação física e o ensino da avaliação. Revista Kinesis, Santa Maria, n. 21, p. 31-36, 1999.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Artmed: Porto Alegre, 2000.
SANTOS, Wagner.; STIEG, Ronildo.; GARCÍA, Efren P.; SARNI, Mariana; LÓPEZ, David P.; CANTERA, Luciana. Evaluación en la formación docente en educación física de Brasil, Colombia y Uruguay: qué y para qué los profesores de los cursos evalúan?. In: SANTOS, W.; STIEG, R. Evaluación educativa en la formación de profesores: Brasil, Colombia, Chile, España, Inglaterra, México, Nueva Zelandia y Uruguay. Curitiba: Appris, 2021. p. 233-264.
SANTOS, Wagner; ROSTOLDO Lívia; CASSANI, Juliana; MELLO, André S.; SCHNEIDER, Omar. Avaliação na educação física escolar: construindo possibilidades para atuação profissional. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.30, n. 4, p. 153-179, 2014. DOI: 10.1590/S0102-46982014000400008
SANTOS, Wagner. Currículo e avaliação na educação física: do mergulho à intervenção, Vitória: Proteoria, 2005.
SANTOS, Wagner; MAXIMIANO, Francine. L.; MATOS, Juliana. M. C.; MELLO, André. S.; SCHNEIDER, Omar.; FERREIRA NETO, Amarílio. Significance of assessment experiences during initial teacher training in physical education. Motriz: revista de educação física, Rio Claro, v. 22, n. 1, p. 62-71, Mar. 2016. Doi: 10.1590/S1980-6574201600010009.
SANTOS, Wagner; VIEIRA, Aline O.; STIEG, Ronildo; MATHIAS, Bruna J.; CASSANI, Juliana M. Práticas avaliativas de professores de educação física: inventariando possibilidades. Journal of Physical Education, v. 30, p. 3005, 2019. DOI: 10.4025/jphyseduc.v30i1.3005
SIEBERT, Raquel S. Avaliação em educação física: uma produção da verdade disciplinar. Revista Brasileira Ciência do Esporte, Santa Maria, v. 16, n. 3, p. 151- 157, 1995.
SLINGERLAND, Menno; BORGHOUTS, Lars; JANS, Liesbeth; WEELDENBURG, Gwen; VAN DOKKUM, Gertjan; VOS, Steven; HAERENS, Leen. Development and optimisation of an in-service teacher training programme on motivational assessment in physical education. European Physical Education Review, v. 23, n. 1, p. 91-109, 2017. DOI: 10.1177/1356336X16639212.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).