A CONSTRUÇÃO DO LÚDICO E DO BRINCAR EM UMA UNIDADE PEDIÁTRICA: PROCESSOS PEDAGÓGICOS EM ESPAÇOS INFORMAIS

Palavras-chave: Pedagogia. Pedagogia Hospitalar. Ludicidade

Resumo

Neste artigo tenciona-se resgatar importantes observações voltadas ao campo educacional e de saúde ressaltando a garantia de direitos na infância, por meio da valorização da importância do profissional pedagogo ingresso em alas de internações pediátricas, conhecendo espaços de brinquedoteca e da execução do trabalho pedagogo diante o lúdico na concretização da Pedagogia Hospitalar. O objetivo do presente estudo visa conhecer a relevância social do papel do pedagogo e de seu trabalho lúdico no tratamento de crianças dentro da pediatria de dois hospitais na cidade de Santiago/RS. O presente trabalho originou-se de pesquisa bibliográfica e de dois questionários abordando a temática em prática. Mediante aos resultados concluiu-se que o pedagogo ainda não é reconhecido como importante integrante da rede de profissionais que podem atender a crianças enfermas e descobriu-se ainda sobre a importância do lúdico, do brincar e da brinquedoteca no hospital e como a pedagogia hospitalar pode exercer essencial papel junto com o pedagogo hospitalar na recuperação das crianças internadas garantindo seu desenvolvimento e a garantia de seus direitos básicos como brincar e se desenvolver.     

Biografia do Autor

Jordana Minozo da Silva, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduanda de Licenciatura em Pedagogia. Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.

Rafael Silveira da Mota, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Mestre em Educação Física. Universidade Federal do Pampa. UNIPAMPA, Brasil.

Alderise Pereira Quixabeira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Mestra em Ensino em Ciências e Saúde. Universidade Federal do Tocantins. UFT, Brasil.

Maurício Aires Vieira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutor em Educação. Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.

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Publicado
2023-12-12