A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Raabe Corado Lopes Instituto Tocantinense de Ensino Superior e Pesquisa - ITOP
  • Darlene Teixeira Castro Fundação Universidade do Tocantins - Unitins Instituto Tocantinense de Ensino Superior e Pesquisa - ITOP

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar a importância das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola particular de Palmas. A busca por conceitos bibliográficos em artigos e periódicos, e literaturas diversas foi relevante e, também, houve necessidade de realizar a pesquisa sob uma abordagem qualitativa, uma pesquisa em campo para compreender o papel do professor no incentivo e desenvolvimento para o uso das TIC e investigar se o educador utiliza as TIC como recurso didático em sua prática pedagógica. Os resultados alcançados foram pertinentes e podem ajudar a refletir a prática pedagógica de professores, influenciando para um aprendizado significativo com crianças e adolescentes nos dias atuais, bem como, entender que a tecnologia já se faz presente no ambiente escolar e que as instituições devem ter um olhar amplo para o uso das tecnologias, que a cada dia se faz mais presente na vida das pessoas. E esses recursos vieram para facilitar no processo de ensino-aprendizagem.

PALAVRAS CHAVE: Tecnologia da informação e comunicação (TIC), professores, ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Raabe Corado Lopes, Instituto Tocantinense de Ensino Superior e Pesquisa - ITOP
Mídia e Educação
Darlene Teixeira Castro, Fundação Universidade do Tocantins - Unitins Instituto Tocantinense de Ensino Superior e Pesquisa - ITOP
Doutora em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela UFBA (2012), Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005), Especialização em Metodologias e Linguagens em EaD (2007) pela Universidade do Tocantins (UNITINS), Especialização em Gestão e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2004), Graduação em Jornalismo (2008) e Letras (2001) pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Atualmente é professor titular da Universidade do Tocantins. Tem experiência na área de Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, educação a distância, educação, comunicação, conhecimento, interdisciplinaridade e ciência da informação.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologia de informação e comunicação na escola: novos horizontes na produção escrita. sd. Disponível em:<http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:cRW1yQtOm1sJ:www.iar.unicamp.br/disciplinas/mm_educacao/doc/TI%2520e%2520CM%2520na%2520escola.doc+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 09 de abr. de 2015.

BETTEGA, Maria Helena. Educação continuada na era digital. Coleção Questões da nossa época. vl 116. São Paulo, ed. Cortez, 2004, p. 13.

DUTRA, Luciane da Silva. A informática na sociedade: uma visão do uso dos computadores nos espaços sociais e educativos.2010. Trabalho de conclusão de curso de Pedagogia. Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FACED/UFRGS. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/35739/000815889.pdf?sequence=1>Acesso em: 20 de mai. de 2015.

LISBOA, Patrícia. Os softwares educativos e a construção de habilidades cognitivas na pré-escola. Revista Práticas de Linguagem. v. 3, n. 1, jan./jun. 2013.

LÉVY, Pierre. “Pierre Lévy fala dos benefícios das ferramentas virtuais para o ensino. Revista Gestão Educacional. Brasília 2013. http://www.webaula.com.br/index.php/pt/acontece/noticias/2874-pierre-levy-fala-dos-beneficios-das-ferramentas-virtuais-para-a-educacao>. Acesso em: 02 de nov. de 2014.

PACIEVITCH, Yuri. Software. (2011).Revista Info Escola: Navegando e Aprendendo.Disponível em: <http://www.infoescola.com/informatica/software/>. Acesso em: 20 de mai. de 2015.

MORAN, José M: MASETTO, Marcos T: BEHRENS, Marilda A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 5. ed. São Paulo: Papiros, 2002. Disponível em <http://dmd2.webfactional.com/media/anais/AS-NOVAS-TECNOLOGIAS-NA-EDUCACAO-DESAFIOS-ATUAIS-PARA-A-PRATICA-DOCENTE.pdf>Acesso em 28 de abr. de 2015.

MORAN, José M. Caminhos que facilitam a aprendizagem, do livro Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, Papirus, 21ª ed, 2013. Disponível em <http://www2.eca.usp.br/moran/?page_id=20> Acesso em 06 de abr. de 2015.

MUGNOL, Marcio. A educação a distância no Brasil: conceitos e fundamentos. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 9, n. 27, p. 335-349, maio/ago. 2009. Disponível em: Acesso em 13 de mai. de 2015.

OLIVEIRA, Elisangela Mercado de. SILVA, Rosilma Ventura da.As possibilidades do uso do vídeo como recurso de aprendizagem em salas de aula do 5º ano.2009.Disponível em: <http://www.pucrs.br/famat/viali/recursos/vlogs/Pereira_Oliveira.pdf> Acesso em: 22 de mai. de 2015.

RIBEIRO, Eliciamar Arantes Monteiro. Resistência do professor em trabalhar com computador em sala de aula.2011. Relatório analítico final do curso de pós-graduação lato sensu em coordenação pedagógica. Universidade Federal Do Tocantins Programa Nacional Escola De Gestores Da Educação Básica de Colinas do Tocantins. Dez/2011.

SOUZA, Renata Beduschi. O uso das tecnologias na educação. Revista Pátio. 2015. Disponível em <https://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5945/o-uso-das-tecnologias-na-educacao.aspx> Acesso em 06 de abr. de 2015.

SOUZA, Isabel Maria Amorim; SOUZA, Luciana Virgília Amorim. O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno na escola. Revista Fórum Identidades. (2010). Itabaiana, SE. Disponível em: <http://200.17.141.110/periodicos/revista_forum_identidades/revistas/ARQ_FORUM_IND_8/FORUM_V8_08.pdf> Acesso em: 20 de mai. de 2015.

Publicado
2015-12-18
Seção
Artigos