A RELAÇÃO ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO ESTADO DO TOCANTINS A PARTIR DOS ANOS 1990
Resumo
Resumo: O objetivo desse artigo é discutir como o estado no âmbito da reforma, atua na nova configuração das políticas públicas de educação no Brasil a partir dos anos de 1990, bem como analisar as políticas públicas de formação de professores a distância implementadas pelo estado do Tocantins. Para tanto, buscou-se apresentar uma abordagem de natureza qualitativa com os procedimentos teórico-metodológicos que envolvem as relações entre estado e políticas públicas por meio de uma pesquisa bibliográfica e em fontes documentais. Os resultados do estudo apontaram que, nas novas formas de atuação do estado na configuração das políticas públicas educacionais no Brasil e no Estado do Tocantins, as ações de formação de professores a distância estavam fortemente marcadas pelas indicações dos organismos multilaterais em interface com o Estado neoliberal.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).