A RELAÇÃO ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO ESTADO DO TOCANTINS A PARTIR DOS ANOS 1990

  • Willany Palhares Palhares Leal Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Resumo

Resumo: O objetivo desse artigo é discutir como o estado no âmbito da reforma, atua na nova configuração das políticas públicas de educação no Brasil a partir dos anos de 1990, bem como  analisar as políticas públicas de formação de professores a distância implementadas pelo estado do Tocantins. Para tanto, buscou-se apresentar uma abordagem de natureza qualitativa  com os procedimentos teórico-metodológicos que envolvem  as relações entre  estado e políticas públicas por meio  de uma pesquisa bibliográfica e em fontes documentais. Os resultados do estudo apontaram que, nas novas formas de atuação do estado na configuração das políticas públicas educacionais no Brasil e no Estado do Tocantins, as ações de formação de professores  a distância estavam fortemente  marcadas pelas indicações dos organismos multilaterais em interface com o Estado neoliberal.

Biografia do Autor

Willany Palhares Palhares Leal, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Doutora em Sociologia em (2013)mestre em educação em (1995) na UnB. Tenho experiência na área  de educação com ênfase em políticas públicas de formação de professores nos cursos de graduação em EaD  e presencial.

 

Publicado
2018-07-04