USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONSEQUÊNCIAS DE UMA INTERAÇÃO FORÇADA COM O MUNDO DIGITAL
Resumo
O presente texto se propõe, a partir de uma revisão da literatura sobre a utilização de tecnologia na educação em tempos de pandemia, identificar algumas tendências e experiências acumuladas no Ensino Remoto e as possibilidades de continuidade do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), após o retorno ao ensino presencial no ano de 2021. Diante do isolamento social e da implantação no país das aulas remotas, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior, os professores se viram obrigados a utilizar tecnologias digitais. Em todos os níveis de ensino, ocorreram diferentes vivências e rupturas causadas pelo uso das TDIC. Mas até que ponto professores e famílias estavam preparados para usá-las? De que forma, os desafios foram enfrentados? O resultado desse estudo aponta para o reconhecimento da reinvenção dos docentes nas suas práticas e, de modo análogo, para a manutenção de um ensino transmissivo em uma realidade tecnologizada. Será esse o ideário que se quer perpetuar?
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