USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONSEQUÊNCIAS DE UMA INTERAÇÃO FORÇADA COM O MUNDO DIGITAL

Palavras-chave: Isolamento Social. Aula Remota. Desafios.

Resumo

O presente texto se propõe, a partir de uma revisão da literatura sobre a utilização de tecnologia na educação em tempos de pandemia, identificar algumas tendências e experiências acumuladas no Ensino Remoto e as possibilidades de continuidade do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), após o retorno ao ensino presencial no ano de 2021. Diante do isolamento social e da implantação no país das aulas remotas, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior, os professores se viram obrigados a utilizar tecnologias digitais. Em todos os níveis de ensino, ocorreram diferentes vivências e rupturas causadas pelo uso das TDIC. Mas até que ponto professores e famílias estavam preparados para usá-las? De que forma, os desafios foram enfrentados? O resultado desse estudo aponta para o reconhecimento da reinvenção dos docentes nas suas práticas e, de modo análogo, para a manutenção de um ensino transmissivo em uma realidade tecnologizada. Será esse o ideário que se quer perpetuar?

Biografia do Autor

Mário Eduardo Coutinho de Oliveira, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2021), Universidade Estácio de Sá. 

Sônia Regina Mendes dos Santos, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Universidade Estácio de Sá.

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Publicado
2022-08-29