ADEQUAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PROFESSORES DE PLE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavras-chave: Tecnologia. Ensino. Professores. Pandemia.

Resumo

Este artigo tem por objetivo conhecer as reais situações das quais, professores de Português Brasileiro como língua estrangeira (doravante PLE) estão enfrentando em tempos de pandemia, como forma de contribuir para as discussões sobre a modificação e atualização nos currículos em cursos de licenciatura de Letras, para uma formação profissional e crítica condizentes, em relação a utilização de tecnologia como aparato didático no ensino. A metodologia desse trabalho é de caráter descritiva-analítica qualitativa, ancorada em estudos referentes às Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (doravante TICE) e a formação profissional. Dessa maneira, realizamos uma revisão bibliográfica referente as TICE e sobre a formação profissional de professores de PLE nas instituições superiores de ensino. Como resultado, percebeu-se que as dificuldades enfrentadas pelos professores foram além da simples adequação do conteúdo ao modo remoto.

Biografia do Autor

Mariane da Silva Soares, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciada em Letras – Português do Brasil como Segunda Língua e estudante da dupla diplomação em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura na Universidade de Brasília (UnB).

Christiane Moisés, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília e Mestra em Linguística Aplicada (UnB). Professora adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília. Coordenadora do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF/ANDIFES) em Português Língua Estrangeira na Universidade de Brasília.

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Publicado
2022-07-05