A UTILIZAÇÃO DO PADLET NO ENSINO DE MÚSICA: UM RELATO DE EXPERIENCIA

  • Alex de Paula Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: Ensino da Música. Tecnologias Digitais. Plataforma Padlet.

Resumo

As tecnologias digitais podem contribuir para o processo de ensino/aprendizagem musical. Este artigo relata como o ensino da música foi realizado por meio das tecnologias digitais com a contribuição entre os alunos de anos iniciais do ensino fundamental em uma escola particular, por meio da plataforma digital. Tendo como objetivo demonstrar o processo de ensino de música por meio da plataforma Padlet. Este trabalho possui um caráter qualitativo, que se trata de um relato de experiencia, apresentou-se a forma como ocorreu o ensino de música em um semestre de 2020. As análises dos dados apresentaram que as práticas musicais desenvolvidas no Padlet, com o auxílio das tecnologias digitais, possibilitam estratégias mais motivadoras e que os alunos são capazes de absorver conhecimentos através de auxílio e ajuda dos colegas, levando em consideração que esta ajuda é um fator primordial à prática e desenvolvimento musical.

Biografia do Autor

Alex de Paula, Universidade de Brasília (UnB)

Graduado em Licenciatura em Música (pela UNB), Mestrado em Andamento. Atualmente é professor na Escola Municipal de Governador Valadares/MG.

Referências

CUERVO, L. Da C.; WELCH, G. F.; MAFFIOLETTI, L. De A.; REATEGUI, E. Cultura Digital e Docência: possibilidades para a educação musical. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e34442. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. 2018. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2021. Brasília.
CASTILHOS, Mateus da Costa. Mídias e Tecnologias Digitais no Ensino da Música: desafios para o uso na realidade escolar de Caxias do Sul. Caxias do Sul. 2019.
MORAN, J. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 6ª Ed. Campinas: Papirus, 2015.
Publicado
2023-03-27
Seção
Relatos de Experiência