A UTILIZAÇÃO DO PADLET NO ENSINO DE MÚSICA: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Resumo
As tecnologias digitais podem contribuir para o processo de ensino/aprendizagem musical. Este artigo relata como o ensino da música foi realizado por meio das tecnologias digitais com a contribuição entre os alunos de anos iniciais do ensino fundamental em uma escola particular, por meio da plataforma digital. Tendo como objetivo demonstrar o processo de ensino de música por meio da plataforma Padlet. Este trabalho possui um caráter qualitativo, que se trata de um relato de experiencia, apresentou-se a forma como ocorreu o ensino de música em um semestre de 2020. As análises dos dados apresentaram que as práticas musicais desenvolvidas no Padlet, com o auxílio das tecnologias digitais, possibilitam estratégias mais motivadoras e que os alunos são capazes de absorver conhecimentos através de auxílio e ajuda dos colegas, levando em consideração que esta ajuda é um fator primordial à prática e desenvolvimento musical.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. 2018. Disponível em:
CASTILHOS, Mateus da Costa. Mídias e Tecnologias Digitais no Ensino da Música: desafios para o uso na realidade escolar de Caxias do Sul. Caxias do Sul. 2019.
MORAN, J. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 6ª Ed. Campinas: Papirus, 2015.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).