OS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19

Palavras-chave: Prática Pedagógica. Transdisciplinaridade. Organização Pedagógica.

Resumo

O artigo teve como escopo identificar como os ambientes de aprendizagem podem possibilitar a prática pedagógica transdisciplinar na Educação Infantil, objetivando desvelar os impactos pandêmicos da Covid–19 nos ambientes de aprendizagem no retorno escolar no ano de 2021 - visto que o distanciamento social e o não compartilhamento de objetos são medidas de prevenção de contágio ao novo coronavírus. A pesquisa teve a abordagem qualitativa, com intuito de compreender o cenário atípico que assola as escolas. Para a coleta de dados foi utilizado como instrumento o questionário, respondido por 35 professoras, de escolas públicas e privadas, com o critério de atuação durante a pandemia como professora regente na Educação Infantil. Para a interpretação dos dados coletados, optamos por utilizar a análise de conteúdo, com a finalidade de adquirir conhecimento a respeito da emergência da temática investigada neste segmento. Os principais resultados da pesquisa, revelam que os ambientes de aprendizagem auxiliam no desenvolvimento da inserção de aspectos transdisciplinares, mas por outro lado a pandemia impactou profundamente esses ambientes, principalmente nos aspectos sociais. Diante disto, entendemos que o retorno à sala de aula precisará levar em consideração as perdas sofridas pelas crianças nesse período, adequando suas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Lorena Carla Ribeiro Teixeira Paschoal, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Mestranda do programa de pós graduação em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

Mariana da Rocha Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Mestranda do programa de pós-graduação em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

Daniela Gureski Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

Daniele Saheb Pedroso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Doutora pela Universidade Federal do Paraná. Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). 

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Publicado
2022-07-05