SUBJETIVIDADE E SAÚDE MENTAL NA ESCOLA DO SÉCULO XXI: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA TERAPÊUTICA EM JOÃO DOS SANTOS (ESTUDOS LUSO-BRASILEIROS)

Palavras-chave: Saúde Mental. Subjetividade. Educação. Pedagogia Terapêutica.

Resumo

Objetiva compreender a indissociabilidade entre Saúde Mental na Escola e Pedagogia Terapêutica proposta e difundida por João dos Santos – médico psicanalista e pedopsiquiatra português. A pesquisa teve como metodologia a História Oral e o estudo bibliográfico da obra santiana. A coleta de dados se deu mediante diálogos gravados; entrevistas semiestruturadas e abertas. O estudo evidenciou que: a Saúde Mental deve ser discutida também em ambientes tidos como “saudáveis”, ou seja, nas escolas, uma vez que é preciso romper com esse estigma de que o discurso em torno da saúde mental deve se limitar aos espaços onde há sofrimento psíquico. Na concepção de João dos Santos, educar é respeitar a subjetividade do homem e a espontaneidade da criança. Santos nos ensina, ainda, que a infância deve ser o locus de preservação da saúde mental dos adultos de hoje e de amanhã.

Biografia do Autor

Regiane Rodrigues Araújo, Universidade Federal do Ceará- UFC

Graduada em Filosofia e Pedagogia, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora no Centro Universitário Unichristus, Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Patrícia Helena Carvalho Holanda, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-UFC

Psicóloga, Mestre e Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UNB). Cursou o estágio sênior na Universidade de Lisboa. Atualmente é professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, Fortaleza, Ceará, Brasil. 

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Publicado
2022-09-06