DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM NA PANDEMIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DA REDE PÚBLICA DO TOCANTINS
Resumo
O estudo tematiza as políticas educacionais, com foco no processo de ensino e aprendizagem no Estado do Tocantins, no período de pandemia do Covid-19. Trata-se de uma pesquisa de abordagem bibliográfica, mediante a análise do período pré e pós-pandêmico na educação do Tocantins. O objetivo da pesquisa consiste em analisar os indicadores educacionais que impactam o processo de ensino e aprendizagem e consequentemente a permanência e acesso à educação de qualidade. Diante da análise é possível afirmar que houve uma acentuação da desigualdade educacional/social, quando observados os dados de evasão/abandono, distorção idade-série e reprovação nas escolas públicas. A Covid-19 é um agravante na defasagem do ensino e da aprendizagem, evidenciando a necessidade de ações pós-pandêmicas de forma a atenuar os impactos, principalmente no âmbito da educação pública.
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