COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE: NOVOS CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI

  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins
  • Thalita Melo de Souza Medeiros Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Josivânia Sousa Costa Ribeiro Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este estudo visa apresentar reflexão teórica sobre as possibilidades que a complexidade e a transdisciplinaridade apresentam para possíveis transformações na educação do século XXI. Para tanto se realizou revisão de literatura apoiada na pesquisa com abordagem qualitativa objetivando estabelecer um diálogo entre a transdisciplinaridade (enquanto metodologia) e a complexidade (enquanto epistemologia) destacando suas potencialidades para transformações na educação. Diante das considerações e reflexões sobre a Transdisciplinaridade e a Complexidade, nos deparamos com a necessidade urgente de uma reforma educacional, pautada na valorização do ser humano, das relações interpessoais, com a natureza, com o mundo que os cerca. Mais do que nunca, a sensibilidade para ouvir, compreender, respeitar e aceitar o outro e considerá-lo como parte de um todo, se faz necessária e emergente, bem como o avanço no processo da produção de conhecimento por meio de novas metodologias e epistemologias como a Transdisciplinaridade e a Complexidade.

Biografia do Autor

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco; Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós - Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. É professora Associado e Bolsista Produtividade do CNPq categoria 2. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, profissionalização docente, avaliação institucional, Seminário de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso. É professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura. Leciona no mestrado e doutorado as disciplinas: Metodologia de Pesquisa em Estudos Interdisciplinares; Interdisciplinaridade e Formação Docente. Também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação a partir de 2012. Leciona no mestrado a disciplina: Teoria da Educação e Docência universitária. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha). Orienta mestrado e doutorado sobre formação de professores; práticas educativas e política educacional. Na graduação no Curso de Comunicação Social trabalha com as disciplinas Seminário de Pesquisa; Trabalho de Conclusão de Curso e Estudos contemporâneos. Desenvolve pesquisa sobre escolas criativas; educação e formação de professor. Tem livro e capítulos de livros publicados versando sobre o tema Formação de Professor.

Josivânia Sousa Costa Ribeiro, Universidade Federal do Tocantins

Possui especialização em Pedagogia na Gestão Empresarial -IBPEX (2004). Graduada em Pedagogia com habitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Orientação Educacional. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins-PPGE. Participa do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas, coordenado pela professora Dra. Maria José de Pinho. Servidora da Universidade Federal do Tocantins-UFT, lotada na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Publicado
2018-04-20
Seção
Artigos