COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE: NOVOS CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
Resumo
Este estudo visa apresentar reflexão teórica sobre as possibilidades que a complexidade e a transdisciplinaridade apresentam para possíveis transformações na educação do século XXI. Para tanto se realizou revisão de literatura apoiada na pesquisa com abordagem qualitativa objetivando estabelecer um diálogo entre a transdisciplinaridade (enquanto metodologia) e a complexidade (enquanto epistemologia) destacando suas potencialidades para transformações na educação. Diante das considerações e reflexões sobre a Transdisciplinaridade e a Complexidade, nos deparamos com a necessidade urgente de uma reforma educacional, pautada na valorização do ser humano, das relações interpessoais, com a natureza, com o mundo que os cerca. Mais do que nunca, a sensibilidade para ouvir, compreender, respeitar e aceitar o outro e considerá-lo como parte de um todo, se faz necessária e emergente, bem como o avanço no processo da produção de conhecimento por meio de novas metodologias e epistemologias como a Transdisciplinaridade e a Complexidade.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).