OS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA UCRANIANA

Palavras-chave: Gêneros Discursivos/Textuais. Interacionismo Socio-discursivo. Ensino de Língua Ucraniana.

Resumo

Todos os dias nos tornamos participantes ou testemunhas de inúmeros eventos e situações em que precisamos tomar decisões, explicar, perguntar, sugerir, planejar, alertar, simpatizar, argumentar e assim por diante. Para isso, precisamos fazer uso dos meios de linguagem adequados a cada esfera em que ela se realiza. A partir disso, podemos observar a importância do estudo dos gêneros do discurso/texto. Sendo assim, tendo como base teórica a noção de gênero apresentada por Bakhtin (2003) e reinterpretada sob o viés teórico metodológico de Bronckart (1999) e Dolz e Schneuwly (2004), o objetivo principal deste trabalho é investigar como se apresentam as atividades com gêneros textuais em uma realidade sociocultural diferente da nossa, mais precisamente apresentadas no livro didático “Українська мова” de autoria de Glasova (2017), utilizado para o ensino de língua ucraniana no nono ano do ensino médio na Ucrânia.

Biografia do Autor

Edina Smaha, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestre em Letras (UNICENTRO, 2018). Professora de Língua Inglesa na City University of New York – CUNY e de língua ucraniana pelo NEES - Núcleo de Estudos Eslavos da UNICENTRO e pela RCUB – Representação Central Ucraniano Brasileira. 

Loremi Loregian Penkal, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Doutora em Letras/Linguística (UFPR, 2004). Pós-doutorado em Sociolinguística (UFPR/CNPq, 2012) e em Contato Linguístico (UFSC, 2020). Professora Associada na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO. 

Referências

ALVES, S. P. Os gêneros nos livros didáticos de português: concepção discursiva ou textual? 2015. Dissertação de mestrado. Universidade Federal Fluminense. Niterói – Rio de Janeiro.

BAKHTIN, M. Gêneros do discurso. In: _______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, p. 261-306. 2003.

BARROSO, Terezinha. Gênero Textual como Objeto de Ensino: Uma Proposta de Didatização de Gêneros do Argumentar. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 14/2, p. 135-156, dez, 2011.

BARROS, E.M. D.; RIOS – REGISTRO, E.S.(Orgs). Experiências com sequências didáticas de gêneros textuais. 1ed. Campinas/ São Paulo: Pontes, v. 1, p. 235-259, 2014

______. A capacidade de ação discursiva: representações do contexto de produção em situação de ensino-aprendizagem da escrita.110 Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 54, n. 1, p. 109-136, jan./jun. 2015.

BHATIA V. K. Applied genre analysis: a multi-perspective model. City University of Hong Kong. Ibérica, p. 3-19. 2002.

BRONCKART, J.P. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 1999.

CRISTOVÃO V. L.M. Modelos didáticos de gênero: uma abordagem para o ensino de língua estrangeira. Londrina. UEL. 2007.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. . In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.

FARIAS, S.A.L.S. OLIVEIRA S. M. Gênero textual e/ou discursivo no livro didático: pretexto para o ensino de gramática? Brasília. UNB, 2014.

GLASOVA, O. P. “Українська мова”. Harkiv. Ranok, 2017.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M.ª Auxiliadora (Org.s.). Gêneros textuais e ensino. Ed. 2. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. p. 19-36

CRISTOVÃO, V. L. L. e STUTZ, L. A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa. In: Revista Signum. Estudos da linguagem, n, 14/ 1 p. 569-589, jun. 2011.

Programa do Ministério da Educação e Ciência ucraniano para o ensino fundamental. Disponível em: https://mon.gov.ua/ua/osvita/zagalna-serednya-osvita/navchalni-programi/navchalni-programi-5-9-klas. Acesso em 10 jul. 2021.

Publicado
2021-07-16