METODOLOGIAS ATIVAS NA VOZ DE PÓS-GRADUANDOS EM PROCESSOS EDUCACIONAIS INOVADORES
Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender as concepções e os desdobramentos das Metodologias Ativas, a partir dos depoimentos dos concluintes do curso de Pós- Graduação, em Processos Educacionais Inovadores, de uma instituição de Ensino Superior Particular, no município de Palmas-Tocantins. A metodologia é de abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e de campo, a análise de conteúdo possibilitou a interpretação das informações obtidas via Google Forms. Percebemos que, de acordo com os depoimentos dos cursistas, o principal desdobramento de suas falas aponta para as Metodologias Ativas como possibilidade de ressignificação dos processos de ensino aprendizagem, bem como o reconhecimento e valorização da subjetivação dos indivíduos neste processo. Destacamos que os resultados da pesquisa imprimem a necessidade acadêmica, profissional e social de formar sujeitos protagonistas, ativos, atuantes e proativos em seus contextos de vivências; nesse sentido as Metodologias Ativas esperançam essa possibilidade.
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