METODOLOGIAS ATIVAS NA VOZ DE PÓS-GRADUANDOS EM PROCESSOS EDUCACIONAIS INOVADORES

Palavras-chave: Metodologias Ativas. Concepções. Processos Inovadores.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender as concepções e os desdobramentos das Metodologias Ativas, a partir dos depoimentos dos concluintes do curso de Pós- Graduação, em Processos Educacionais Inovadores, de uma instituição de Ensino Superior Particular, no município de Palmas-Tocantins. A metodologia é de abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e de campo, a análise de conteúdo possibilitou a interpretação das informações obtidas via Google Forms. Percebemos que, de acordo com os depoimentos dos cursistas, o principal desdobramento de suas falas aponta para as Metodologias Ativas como possibilidade de ressignificação dos processos de ensino aprendizagem, bem como o reconhecimento e valorização da subjetivação dos indivíduos neste processo. Destacamos que os resultados da pesquisa imprimem a necessidade acadêmica, profissional e social de formar sujeitos protagonistas, ativos, atuantes e proativos em seus contextos de vivências; nesse sentido as Metodologias Ativas esperançam essa possibilidade.

Biografia do Autor

Alexsandra Cardoso Souza, Ministério da Saúde

Mestre em ensino em ciências e saúde, especialização em saúde mental pela ENSP/Fiocruz. Graduada em Pedagogia pelo CEULP/ULBRA. Atualmente desenvolve a função de apoiadora institucional do Ministério da Saúde na área Técnica de vigilância em saúde do Município de Palmas e apoiadora regionalizada do programa Mais Médicos do Brasil – PMMB.

Ilda Neta Silva de Almeida, Faculdade ITOP

Mestre em Educação -UFT (2017-2019.) Pedagoga pela Faculdade Aphonsiano (2006). Docência Universitária pela Faculdade Araguaia (2008). Sociologia e educação pela Faculdade Aphonsiano (2009). Professora da educação básica na Rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins (SEDUC). Professora do curso de Pedagogia na Faculdade ITOP. 

Jadir Alves Oliveira , Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT)

Mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em convênio com Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). Servidor do Poder Judiciário – Coordenador do Núcleo de Capacitação de Servidores (NUCAS) da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ/TO).

Valdirene Cássia da Silva, Universidade Luterana de Palmas (Ceulp/Ulbra)

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Comunicação, Estratégias e linguagens. Graduada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas. Atualmente é professora titular da Universidade Luterana de Palmas (Ceulp/Ulbra) e Faculdade Católica do Tocantins (FACTO). Membro do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Saúde, da Universidade Federal do Tocantins-Brasil. 

Referências

ALMEIDA, Maria Isabel de. Apontamentos a Respeito da Formação de Professores. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de Educadores: Artes e Técnicas, Ciências Políticas. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2006.

AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de. A Formação Contínua do Docente como elemento na construção de sua identidade. Tese de Doutorado – Universidade do Porto / Faculdade de psicologia e de Ciências da Educação. Porto, Portugal, 2004.

AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BAUMAN. Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar,2001.

CALDEIRA, Camila Santana; GODOY, Marcela Teixeira; MORALES, Angélica Góis. A educação ambiental e a interdisciplinaridade no contexto escolar. In: Actas Congresso de Meio Ambiente AUGM, 7mo, 2012, ARGENTINA.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia Da Educação. São Paulo: ed. Cortez,1990.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FONSECA JÚNIOR, W.C. Análise de conteúdo. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2006, p.280-315).

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

SOUZA. A.C; FALCÃO. G.C; NETO. L.S.S. Metodologias ativas em EAD nos tempos de pandemia: estratégias para dinamização da aprendizagem e do ensino. In: PONTEL, Evandro; CORREIA, Fábio Caires; TAUCHEN, Jair; MASS, Olmaro Paulo; PERIUS, Oneide. (Orgs). Diagnóstico do tempo: implicações éticas, políticas e sociais da pandemia, Porto Alegre, RS: Editora Fundação Fênix, 2020.

SCHNEIDER, Fernanda. Otimização do espaço escolar por meio do modelo de ensino híbrido. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MORAN, José M. A distância e o presencial cada vez mais próximos. Folha Dirigida, Rio de Janeiro, 20 a 26 maio 2010. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2014/01/proximos.pdf. Acesso em: 22 mai. 2021.

________. Mudanças necessárias na educação, hoje. Ensino e Aprendizagem Inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, Jose. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 21ª Ed. 2014 ; p. 21-29.

_________. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível emhttp://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf Acesso em: 16 mai. 2021.

PORVIR. Como preparar os jovens para o mercado de trabalho do futuro? Disponível em: https://porvir.org/como-preparar-nossos-jovens-para-o-mercado-de-trabalho-do-futuro/ . Acesso em: 23 jan. 2019.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência como Atividade Profissional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; DÁVILA, Cristina Maria (Orgs.). Profissão Docente: Novos Sentidos, Novas Perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2008a. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

VYGOTSKY, Lev S. A consciência como problema da psicologia do comportamento. In: Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996b.
Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos