PROJETO “POETAS NA ESCOLA”: POESIA E SUSTENTABILIDADE

Palavras-chave: Sustentabilidade. Ensino de Poesia. Projeto “Poetas na Escola”. Poesia.

Resumo

Este artigo propõe uma discussão sobre poesia e sustentabilidade a partir do projeto “Poetas na Escola”, desenvolvido em uma escola da rede pública estadual de ensino na cidade de Araguaína – TO.  O foco do artigo é problematizar sobre a sustentabilidade no ensino de poesia. Metodologicamente, é um estudo qualitativo de viés bibliográfico. Neste texto, adotamos autores que discutem a sustentabilidade no viés educacional, a educação literária, o letramento poético, a literatura e sua relação com os direitos humanos. Apontamos como alguns resultados que o projeto “Poetas na Escola” envolve, em sua complexidade e dinamicidade educacional, ações concretas que implicam em princípios da sustentabilidade, sob a tríade da “profundidade, durabilidade e amplitude”. Por isso, os processos de ensino e de aprendizagem de poesia contemplam diferentes contextos humanos e sociais.

Biografia do Autor

Leomar Alves de Sousa, Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Tocantins (Seduc - TO)

Doutorando em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (PPGL-UFT). Mestrado em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Feeral do Tocantions (UFT). Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino do Tocantins (Seduc).

Eliane Cristina Testa, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica  (PUC/SP). Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina  (UEL/PR). É professora de Literatura Portuguesa do Curso de Letras, da Universidade Federal do Tocantins (UFT/Câmpus de Araguaína), do Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL/UFT) e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras - UFT/TO). 

Rubens Martins da Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/GO). Professor de Leitura e Prática de Produção Textual na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).  

Referências

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Publicado
2022-03-11