OS DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavras-chave: Ensino de Língua Inglesa. Prática Docente. Covid-19.

Resumo

Com a pandemia, os professores foram forçados a rever suas concepções de ensino, criando alternativas que dessem conta de uma nova forma de ensinar e, também, aprender. Sendo assim, este texto tem como objetivo apresentar e analisar o relato de experiência de um professor da Língua Inglesa em uma escola de idiomas, no município de Xanxerê, Santa Catarina, acerca dos desafios inerentes às novas formas de ensinar. Classifica-se este texto como uma pesquisa como descritiva, de abordagem qualitativa que fez uso de referenciais teóricos, análise documental e coleta de dados empíricos por meio de relato de experiência. Como resultados, aponta-se que foi necessário uma quebra de paradigmas para que, por meio das ações dos docentes, se garantisse a não estagnação do processo educacional como um todo, já que a pandemia veio subitamente sem que houvesse tempo hábil para planejamento de conteúdos e metodologias baseadas em modelos já consolidados.

Biografia do Autor

Paulo Lacerda Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Especialista em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. 

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Chapecó. 

Referências

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Publicado
2022-07-05