REPRESENTAÇÕES GEOGRÁFICAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: LIMITES E DESAFIOS AO TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR

Palavras-chave: Representações. Amazônia. Livro didático. Geografia. Região.

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo analisar as representações geográficas sobre a Amazônia brasileira no livro didático de Geografia do 4º ano do Ensino Fundamental da Coleção “Buriti Mais” (Editora Moderna, 2017). Este estudo caracteriza-se como exploratório, de abordagem qualitativa-interpretativa, cujos procedimentos utilizados consistiram em pesquisa bibliográfica e documental. O referencial teórico teve como base a abordagem sociopolítica e da Geografia Política acerca das representações sobre o espaço geográfico. Desde o período colonial, com os colonizadores e filósofos europeus, ao período atual, com o pensamento moderno e do Estado brasileiro, a Amazônia tem sido vista enquanto uma região exuberante e, simultaneamente, inóspita ou pouco povoada. No livro didático analisado, as representações da Amazônia são influenciadas por esse pensamento, com ênfase maior na geografia física, enquanto região natural, dissociada de sua geografia humana. Portanto, há ocultamento da diversidade sociocultural da região e as interações com a natureza.

Biografia do Autor

Waldemir Rodrigues Costa Junior, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – PPGEDA (UFAM). Mestre em Geografia (UFAM). Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor Assistente na UFAM.

Zeina Rebouças Corrêa Thomé, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Pós-Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Doutora em Engenharia de Produção – Mídia e Conhecimento (UFSC). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Pedagogia (UFAM). Professora Titular aposentada da UFAM. Docente nos Programas de Pós-Graduação em Educação – PPGE (UFAM), em Educação na Amazônia - PPGEDA (UFAM) e em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM (UFAM).

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Publicado
2023-02-27