GESTÃO FINANCEIRA DE EMPREENDEDORES DE ARAGUAÍNA-TO: ESTUDO DE CASO NO CENTRO DE APOIO AOS PEQUENOS EMPREENDIMENTOS (CEAPE)
Resumo
Conhecer a história da função do dinheiro, dos aspectos de consumo, como também obter informações sobre as ferramentas financeiras disponíveis no mercado e na literatura são os primeiros passos para a educação financeira e para utilização consciente do dinheiro. Diante deste aspecto esta pesquisa procura responder a seguinte pergunta: como os empreendedores de Araguaína aplicam às informações financeiras no processo de tomada de decisão? Para responder essa pergunta foi estabelecido como objetivo geral: analisar a aplicação das informações financeiras no processo de tomada de decisão dos empreendedores do município de Araguaína, Estado do Tocantins. A metodologia aplicada possibilitou classificar a pesquisa como estudo bibliográfico, de campo e quantitativo; os sujeitos pesquisados foram os empreendedores que solicitaram microcrédito junto à empresa Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (CEAPE), os dados foram coletados por meio de questionário estruturado em novembro de 2017. Os resultados demonstram que em relação às informações financeiras 80% dos entrevistados conhecem as ferramentas da gestão financeira, porém não utilizam essas ferramentas por dificuldades e também por acharem que não é necessário. Em relação ao processo de tomada de decisão foi observado que dentre os entrevistados a maioria exalta a importância do controle e do gerenciamento financeiro para a organização, porém apontam motivos tais como a falta de conhecimento e motivação para justificar as falhas que conduzem a decisões financeiras erradas. Conclui-se que a falta de conhecimento financeiro e aplicação de ferramentas financeiras as decisões adotadas pelos empreendedores pesquisados podem levar ao endividamento, inadimplência e até mesmo fechamento do empreendimento constituído.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).