TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA BILÍNGUE E INTERCULTURAL: ESCOLA COMO ESPAÇO DE CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA E SABERES ANCESTRAIS

Palavras-chave: Educação escolar indígena. Transdisciplinaridade. Interculturalidade.

Resumo

Este artigo apresenta análises de elaborações conceituais de obras acadêmicas do Laboratório de Línguas Indígenas do Núcleo de Estudos e Pesquisa com Povos Indígenas da Universidade Federal do Tocantins – LALI/NEPPI/UFT (Campus de Araguaína) referentes ao conceito de transdisciplinaridade e suas articulações com a educação escolar indígena e com a formação de professores. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática de literatura (OKOLI, 2019) de cinco obras (ALBUQUERQUE; ALMEIDA, 2012; ALMEIDA, 2012; ALBUQUERQUE et al, 2016; ALBUQUERQUE E SILVA, 2017; ALBUQUERQUE E MATOS, 2020). A pesquisa identificou a transdisciplinaridade caracterizada como integração contextualizada e significativa entre conhecimentos científicos e etnoconhecimentos (tradições, saberes, costumes e expressões indígenas) na educação escolar e na formação docente. Tal articulação apresentou-se como uma via democrática de partilha de poder, de autoridade e de reconhecimento de distintos conhecimentos e práticas.

Biografia do Autor

Marilza Vanessa Rosa Suanno, UFG

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona UB (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás UFG (1994). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG. Líder do DIDAKTIKÉ Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas DGP/CNPq. Membro do Núcleo de Formação de Professores FE/UFG. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas. 

Fabiane Lopes de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação (PUCPR). Bolsa-Sanduíche na Universidade de Lisboa (ULisboa/Portugal). Mestre em Educação (PUCPR). Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Membro dos Grupos de Pesquisa: Práxis Educativa (PUCPR) e Didaktiké (UFG) ligados ao CNPq. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. 

Vanessa Hatxu de Moura Karajá, UFG

Acadêmica do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação - FE/UFG (2021). Bolsista do Programa de Iniciação Cientifica CNPq PIBIC IC-AF (2019/2020). Membro do Grupo de Pesquisas- DIDAKTIKÉ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas- FE/UFG. 

Sheila Santos de Oliveira, UFG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás UFG. Mestrado em Educação (UFG, 2010).  Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2000). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Membro do Grupo de Pesquisas- DIDAKTIKÉ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas- FE/UFG. 

Referências

ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; ALMEIDA, Severina Alves (Org.) Educação escolar indígena e diversidade cultural. Goiânia: Ed. América, 2012.
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; CALDAS, Raimunda Benedita Cristina; ARAÚJO, Marcilene de Assis Alves; ALMEIDA, Severina Alves de (Orgs.) Ensino de línguas numa perspectiva intercultural. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; MATOS, Solange Cavalcante de. (Orgs.) Diálogos Etnossociolinguísticos. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; SILVA, Paulo Hernandes Gonçalves da. (Orgs.) Educação linguística em contextos interculturais amazônicos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
ALMEIDA, Severina Alves de. A educação escolar Apinayé de São José e Mariazinha: um estudo sociolinguístico. Goiânia: Ed. América, 2012.
ALMEIDA, Severina Alves. Prefácio. In: ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; ALMEIDA, Severina Alves (Org.) Educação escolar indígena e diversidade cultural. Goiânia: Ed. América, 2012.
MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação – novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH – Willis Harman House, 2008.
NICOLESCU, Basarab. Um novo tipo de conhecimento – Transdisicplinaridade. 1o Encontro Catalisador do CETRANS – Escola do Futuro – USP. Itatiba, São Paulo – Brasil: Abril de 1999. Disponível em: http://www.ufrrj.br/leptrans/arquivos/conhecimento.pdf Acesso em: 05/10/2020.
MORIN, Edgar. Meus demônios. Tradução Leneide Duarte & Clarisse Meireles. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
OKOLI, Chitu. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Tradução de DavidWesley Amado Duarte; Revisão técnica e introdução de João Mattar. EaD em Foco, 2019;9 (1):e748. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.748.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa Suanno. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. 493 p. Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília-DF, 2015.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Em busca da compreensão do conceito de transdisciplinaridade. In: MORAES, Maria Cândida e SUANNO, João Henrique. (Org.). O pensar complexo na educação - sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. 1ed. São Paulo: WAK, 2014. p. 99 – 126
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Fogo prometeico, reforma do pensamento e o redimensionar das práticas educativas: emergem perspectivas didáticas a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. Revista Terceiro Incluído ISSN 2237-079X NUPEAT–IESA–UFG, v.5, n.1, Jan./Jun., 2015, p. 41-64, Artigo 82 Dossiê ECOTRANSD: Ecologia dos saberes e Transdisciplinaridade. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/11134/1/Artigo-%20Marilza%20Vanessa%20Rosa%20Suanno%20-%202015.pdf Acesso em 06/10/2020.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Formação docente e didática transdisciplinar: aventura humana pela aventura do conhecimento. In: SUANNO, Marilza V. R.; LIBÂNEO, José Carlos; LIMONTA, Sandra Valéria (Orgs.). Concepções e práticas de ensino num mundo em mudança: diferentes olhares para a didática. Goiânia: CEPED e Editora PUC Goiás, 2011. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1KJK2YP5tULBizsaEwH4GxYlgHHUsACxC/view. Acesso em: 03/10/2020.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Mudar o atual caminho do capitalismo é cada vez mais improvável, porém não é impossível. LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; ROSA, Sandra Valéria Limonta (Orgs.). Didática e Currículo: Impactos dos organismos internacionais na escola e no trabalho docente. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico; CEPED Publicações, 2016. Disponível em: http://cepedgoias.com.br/. Acesso em 04/10/2020.
Publicado
2021-08-13