CENÁRIOS DA AVALIAÇÃO ECOFORMATIVA DAS APRENDIZAGENS: RUPTURAS E DESAFIOS À LUZ DA OBRA CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA DE EDGAR MORIN

Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem. Ciência com Consciência. Complexidade. Ensino Emergencial Remoto.

Resumo

O presente artigo contribui para a discussão da avaliação da aprendizagem em uma perspectiva ecoformativa. Dessa forma, retoma e critica a abordagem da ciência moderna e cartesiana, tecendo argumentos a partir da ciência com consciência, que lança olhares complexos e transdisciplinares sobre as intencionalidades e possibilidades da avaliação em uma lógica ternária, distante das dimensões binárias de aprovar ou reprovar. Nesse sentido, o texto se debruça sobre a dialogicidade, a mediação e o acompanhamento dos percursos de aprendizagem, apontando para desdobramentos potentes para (re)criação dos cenários de ensinar e de aprender. As propostas de Cenários Avaliativos são constituídas de cenas contemporâneas e contextualizadas, discutidas a partir dos desafios insurgentes no contexto da pandemia da COVID-19, que exigiu ambiências digitais para levar à frente os processos educacionais.

Biografia do Autor

Michelle Jordão Machado, IESB/União Marista do Brasil

Doutora (2014) e Mestre (2000) em Educação pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduada em Psicopedagogia e Educação a Distância, licenciada em Pedagogia e Letras. Atua como assessora de Educação Básica e Superior na União Marista do Brasil, bem como na coordenação de cursos de pós-graduação em Educação no IESB. 

Adriana Justin Cerveira Kampff, PUCRS

Doutora em Informática na Educação e Mestre em Ciências da Computação pela UFRGS. Especialista em Gestão Curricular e Bacharel em Informática pela PUCRS. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. 

Adriano José Hertzog Vieira

Doutor e Mestre em Educação, Pós-graduação em Literatura Contemporânea, Filósofo e Pedagogo. Trabalhou na Universidade Católica de Brasília e Universidade de Passo Fundo. Atualmente, sem vínculo institucional. 

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Publicado
2021-08-13