O SENTIDO DA ESCOLA: A CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO PERMANENTE DO CONHECIMENTO A FAVOR DA VIDA

Palavras-chave: Conhecimento. Práticas transformadoras. Saber viver.

Resumo

A escola é um espaço fecundo de formação da consciência crítica a partir da apropriação ativa dos conhecimentos que podem ser convertidos em práticas transformadoras. Um processo formativo que tem como princípio vivificar o conhecimento científico, fomentar novos valores que resultem no cuidado com a natureza e na sensibilização do coletivo para construir uma sociedade que compartilha responsabilidades. O objetivo deste trabalho é apresentar alguns projetos e escolas que trabalham os conhecimentos em forma de compromisso, cuidado e coerência entre o que proclama e realiza. Ações que zelam pela qualidade da vida pela perspectiva transdisciplinar. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica a partir de autores como: Morin (1999; 2000; 2005), Petraglia (2008), Moraes (2010, 2014) Suanno (2016), M. V. Suanno (2015), Maturana (2001), Santos (2008), Mendes Neto (2019) e Santos, Suanno e Mendes Neto (2019). Este trabalho defende que iniciativas transdisciplinares e criativas não são devaneios, elas existem.

Biografia do Autor

Cláudia do Nascimento, Universidade Estadual de Goiás

Aluna Especial da Disciplina Educação e Diversidade do Mestrado em Educação PPGE – UEG (2021); especialista em Docência Universitária pela UEG (2018); especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Unyleya (2018); especialista em Educação Especial e Inclusiva pela AVM (2015); especialista em Logística pelo SENAI (2008); graduada em Pedagogia pela UEG (2015); graduada em Planejamento de Transportes IFG (2005). Professora efetiva da Rede Municipal de Ituaçu – GO, desde 2016. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas – DIDAKTIKÉ – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Lindalva Pessoni Santos, UEGO

Mestre em Educação UFG (2011), Especialista em Formação sócio-econômica do Brasil pela UNIVERSO (2002); Especialista em Planejamento Educacional pela UNIVERSO (1993); Especialista em Matemática e Linguagem para as séries iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1997); graduada em Pedagogia pela UFG (1989). Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás e professora aposentada da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Estado de Goiás. Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras- RIEC/ Universidade de Barcelona e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas – DIDAKTIKÉ – Faculdade de Educação da Universidade Federal.

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Publicado
2021-08-13