O SENTIDO DA ESCOLA: A CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO PERMANENTE DO CONHECIMENTO A FAVOR DA VIDA
Resumo
A escola é um espaço fecundo de formação da consciência crítica a partir da apropriação ativa dos conhecimentos que podem ser convertidos em práticas transformadoras. Um processo formativo que tem como princípio vivificar o conhecimento científico, fomentar novos valores que resultem no cuidado com a natureza e na sensibilização do coletivo para construir uma sociedade que compartilha responsabilidades. O objetivo deste trabalho é apresentar alguns projetos e escolas que trabalham os conhecimentos em forma de compromisso, cuidado e coerência entre o que proclama e realiza. Ações que zelam pela qualidade da vida pela perspectiva transdisciplinar. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica a partir de autores como: Morin (1999; 2000; 2005), Petraglia (2008), Moraes (2010, 2014) Suanno (2016), M. V. Suanno (2015), Maturana (2001), Santos (2008), Mendes Neto (2019) e Santos, Suanno e Mendes Neto (2019). Este trabalho defende que iniciativas transdisciplinares e criativas não são devaneios, elas existem.
Referências
BRASIL. Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis: educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Ministério do Meio Ambiente. Elaboração de texto: Tereza Moreira. Brasília, 2012.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Nova Hamburgo, RGS: Feevale, 2003.
GUEDES, Beto. LP/CD. Sol de primavera. Gravadora: EMI-Odeon. 1979.
______. O Sal Da Terra. CD. Gravadora: EMI. 1981.
LIBÂNEO, José Carlos. As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo Debate Contemporâneo na Educação. In: LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. (orgs) .Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade Campinas: SP: Editora Alínea, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade e educação. Rizoma Freireano. Vol. 6, 2010.a
______. Complexidade e currículo: por uma nova relação. Pólis. Revista de la Universidade Boliviana, Volumen 9, nº 25, 2010b, p. 289-311.
______. Educação e sustentabilidade: um olhar complexo e transdisciplinar. In: MORAES, Maria Cândida; SUANNO, João Henrique (orgs). O pensar complexo na educação – sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.
MATURANA R., Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Organização e tradução Cristina Magro, Victor Paredes. - Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
MENDES NETO, Oscar Ferreira. Práticas pedagógicas criativas e transdisciplinares: Escola Casa Verde – aprendendo com os pássaros. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) – PPG-IELT, Universidade Estadual de Goiás – UEG, Anápolis, 2019.
MORIN, Edgar. Por uma reforma do pensamento. In: PENA, Alfredo; NASCIMENTO, Elimar Pinheiro. O pensar complexo de Edgar Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro: Garamond, 1999.
______. Os sete saberes necessários a educação do futuro. São Paulo: Cortez. 2 ed. 2000.
______. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. - Ed. revista e modificada pelo autor - 8" ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
______. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. - 8a ed. -Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
PUKALL, Jeane Pitz; ANDRANDE, Roseli de; SILVA, Vera Lúcia de Souza e. Escola sustentável e rede de escolas criativas: pareceria entre escola e universidade. In: SCHROEDER, Edson; SILVA Vera Lúcia de Souza (org.) Novos Talentos – processos educativos em ecoformação. Blumenau, SC: Editora Legere, 2014.
NAVARRA, Joan Mallart i. Ecoformação e Transdisciplinaridade: fundamentos para elaboração de um currículo do século XXI em uma didática humanista. In: SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; RAJADELL, Núria Puiggròs (Org.). Didática e formação de professores: perspectivas e inovações. Goiânia: CEPED Publicações e PUC Goiás, 2012.
PETRAGLIA, Izabel. Educação Complexa para uma nova política de civilização. Educar, Curitiba, p. 29-41, 2008. UFPR.
SALLES, Virgínia Ostroski; MATOS, Eloiza Aparecida Avila de. Pensamento complexo e transdisciplinar: em busca da legitimidade a partir do decálogo proposto para a área. In: Polyphonia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do CEPAE, UFG, v. 27, n.1, jan/jun.2016 p. 209-219
SANTOS, Akiko. Complexidade e Transdiscplinaridade na Educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. In: SANTOS, Akiko; SOMMERMAN, Américo. Revista Brasileira de Educação.v.13, n.37, jan./abr., 2008.
SANTOS, Lindalva Pessoni Santos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Escola Sustentável e Feira de Ciências: reflexões e ações em torno da fabricação de sabão artesanal, PINHO, Maria José de; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SUANNO, João Henrique (orgs.). Projetos criativos na prática pedagógica: cantar e encantar a aprendizagem - Goiânia: / Editora Espaço Acadêmico, 2015.
SANTOS, Lindalva Pessoni; SUANNO João Henrique; MENDES NETO, Oscar Ferreira. Relatório de Pesquisa - Escolas criativas e inovadoras. Universidade Estadual de Goiás, Unidade Inhumas, Inhumas, 2019. 57p.
SUANNO, João Henrique. Por que uma escola criativa? In: Polyphonía – Revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do CEPAE, v. 27, n.1, jan/jun.2016. p.81-97
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. 493p. Tese (doutorado), UCB, Brasília.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; TORRE, Saturnino de la; SUANNO, João Henrique. Rede Internacional de Escolas Criativas. In: PINHO, Maria José; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SUANNO, João Henrique. Formação de professores e interdisciplinaridade: diálogo investigativo em construção. Goiânia: América, 2014, p-15-33.
TOMIO, Daniela; ADRIANO, Graciele Alice Carvalho; SILVA, Vera Lúcia de Souza e. Com (viver) em espaços de uma escola sustentável e criativa. Polyphonía, v. 27, n.1 jan/jun. 2016, p. 367-391.
TORRE, Saturnino de la. Instituiciones Educativas Creativas. Sitges: Editorial Círculo Rojo – Investigación, 2012.
TORRE, Saturnino de la. Visita a la Escola Visconde de Taunay: uma experiencia crativa. In: SCHROEDER, Edson; SILVA, Vera Lúcia de Souza (org.) Novos Talentos – processos educativos em ecoformação. Blumenau, SC: Editora Legere, 2014.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).