MARX, A POLÍTICA E A DEMOCRACIA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE ESCRITOS MARXIANOS
Resumo
O artigo pretende apresentar algumas considerações sobre o pensamento de Marx sobre a política e a democracia, a partir de alguns de seus escritos, dentre eles Glosas Críticas Marginais ao artigo “Rei da Prússia e a reforma social”. De um prussiano (1844), Manifesto do Partido Comunista (1848) e Mensagem ao Comitê Central da Liga dos Comunistas (1850). Tais escritos mostram o desenvolvimento do pensamento de Marx sobre o tema da democracia, do Estado e da política, o que será importante para sua apreensão do funcionamento da sociedade burguesa explicitado nas obras da maturidade como O Capital.
Referências
BIANCHI, Álvaro. Democracia e Revolução no Pensamento de Marx e Engels (1847-1850). Revista Outubro, n.16, 2007.
MARX, Karl. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel, 3ª edição, São Paulo: Boitempo editorial, 2016.
MARX, Karl. Sobre a Questão Judaica. São Paulo: Boitempo editorial, 2010.
MARX, Karl. Glosas Críticas Marginais ao Artigo “O Rei da Prússia e a Reforma Social”. De um Prussiano. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
MARX, Karl. Mensagem Inaugural da Associação Internacional dos Trabalhadores. Disponibilidade em <https://www.marxists.org/portugues/marx/1864/10/27.htm> Acesso em: 05 set 2017.
MARX, Karl; ENGELS, F. Mensagem do Comitê Central à Liga dos Comunistas. Disponibilidade em <http://www2.uefs.br/filosofia-bv/pdfs/engels_09.pdf> Acesso em: 05 set 2017.
MARX, Karl. Miséria da Filosofia: resposta à Filosofia da Miséria do senhor Proudhon (1847). São Paulo: Centauro editora, 2003.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. 2ªed., São Paulo: Cortez editora, 1998.
NETTO, José Paulo. Prólogo. IN: Marx, Karl; Engels, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. 2ªed., São Paulo: Cortez editora, 1998.
TONET, Ivo. A Propósito das “Glosas Críticas”, São Paulo: Expressão Popular, 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).