EDITORIAL

Resumo

No dia 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi informada sobre a existência de um surto de pneumonia ocorrido na cidade de Wuhan, localizada na Província de Hubei na China. Em 10 de janeiro de 2020 foi realizado o sequenciamento genético e descobriu-se que se tratava do novo Coronavírus, denominado Sars-CoV-2. Esse vírus, relacionado ao vírus da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers-CoV) e ao vírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars-CoV) teve seu sequenciamento genético amplamente compartilhado pelo governo chinês para que cientistas de diversos países pudessem desenvolver testes diagnósticos específicos. De acordo com o Cidrap (Center for Infectious Disease Research and Policy) da Universidade de Minnesota, em 20 de janeiro de 2020, a Comissão Nacional de Saúde da China (NHC) confirmou que o novo Coronavírus pode ser transmitido entre humanos (SCHNIRRING, 2020).

Biografia do Autor

Maria Valéria Costa Correia, FSSO/PPGSS/UFAL

Pós-Doutora em Serviço Social pela UERJ. Doutora em Serviço Social pela UFPE. Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (FSSO/PPGSS/UFAL). Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais (PPGSS/UFAL). 

 

Maria Inês Souza Bravo, UFRJ - UERJ

Professora Aposentada da UFRJ e UERJ. Integrante do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UERJ. Pós-Doutora em Serviço Social pela UFRJ. Doutora em Serviço Social pela PUC/SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa registrado no CNPq “Gestão Democrática da Saúde e Serviço Social”. Integrante do colegiado da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde e do Fórum de Saúde do Rio de Janeiro. 

 

Clarissa Alves Fernandes de Menezes, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Pesquisadora do GEPOSS.

Vanda Micheli Burginski, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Política Social pela UnB. Docente do curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFT. Líder do GEPOSS.

Referências

ARAUJO, Edna; CARDWELL, Kia. Por que a COVID-19 é mais mortal para a população negra? ABRASCO. Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Disponível em: https://www.abrasco.org.br/site/gtracismoesaude/2020/07/20/por-que-a-covid-19-e-mais-mortal-para-a-populacao-negra-artigo-de-edna-araujo-e-kia-caldwell/. Acesso em: 10 fev. 2021.

ARMADO, Guilherme. Governo Bolsonaro revogará portarias de Saúde Mental no SUS. Época. Disponível em: https://epoca.globo.com/guilherme-armado/governo-bolsonaro-revogara-portarias-encerra-programas-de-saude-mental-no-sus-1-24782439. Acesso em: 10 fev. 2021.

BRAVO, Maria Inês Souza. Política de saúde no Brasil: reforma sanitária e ofensiva neoliberal. Anais do XIX Seminario Latinoamericano de Escuelas de Trabajo Social. El Trabajo Social en la coyuntura latinoamericana: desafíos para su formación, articulación y acción profesional. Universidad Católica Santiago de Guayaquil. Guayaquil, Ecuador. 4-8 de octubre 2009.

______. Frente nacional contra a privatização e sua luta em defensa da saúde pública e estatal. In: Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 105, p. 185-193, jan./mar. 2011.

______.; PELAEZ, Elaine Junger; MENEZES, Juliana Souza Bravo. A Saúde nos governos Temer e Bolsonaro: Lutas e resistências. In: Revista SER Social, v. 22, n. 46, p. 191-209, 6 jan. 2020. Acesso em: 29 jan. 2021.

CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

CISLAGHI, Juliana Fiuza. O neoliberalismo de cooptação ao ultraneoliberalismo: respostas do capital à crise. EOL: 2020. Disponível em: https://esquerdaonline.com.br/2020/06/08/do-neoliberalismo-de-cooptacao-ao-ultraneoliberalismo-respostas-do-capital-a-crise/. Acesso em 11 fev. 2021.

CORREIA, Maria Valéria Costa. A Privatização da Saúde na Atualidade. Anais do XIII ENPESS - Acumulação capitalista e lutas sociais: o desenvolvimento em questão, Vol. 1, Juiz de Fora, MG, Brasil, 2012.

________; ALVES, Pamela Karoline Lins. Pandemia, desigualdade social, determinação social do processo saúde e doença: quem são os mais atingidos? In: Pandemia, Determinações da Saúde e Enfrentamento da COVID-19:o lucro acima da vida. CORREIA, Maria Valéria e LIMA, Aruã Silva de Lima (orgs.). Maceió: Edufal, 2020. No prelo.

DASZAK, Peter et al. Emerging Infectious Diseases of Wildlife – Threats to Biodiversity and Human Health. In: Revista Science V. 287, Jan. 2000, p. 443-449. Disponível em: www.sciencemag.org . Acesso em 11 fev. 2021.

FERREIRA, Ivanir. Pesquisa analisa raízes e consequências socioeconômicas da violência contra a mulher na pandemia. Jornal da USP. 06 de janeiro de 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/pesquisa-analisa-raizes-e-consequencias-socioeconomicas-da-violencia-contra-a-mulher-na-pandemia/. Acesso em: 11 fev. 2021.

FRENTE pela vida: CNS e entidades científicas da saúde e bioética unidas contra a pandemia de covid-19. Conselho Nacional de Saúde. 31 de julho de 2020. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/frente-pela-vida. Acesso em: 11 fev. 2021.

FONTES, Virgínia. Entrevista cedida ao ANDES-SN, no dia 16 de abril de 2020. Disponível em: https://adufs.org.br/conteudo/1883/coronavirus-e-a-crise-do-capital-entrevista-com-virginia-fontes. Acesso em 27 dez. 2020.

MANIFESTO Leitos Para Todos + Vidas Iguais. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe_JGVuXVU75Tt3A9gxDEhYp66ajvxWnwthPyB33V7QNhdqdA/viewform. Acesso em 12 fev. 2021.

MÉSZÁROS, I. A Crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.

SAMPAIO, Cristiane. Em silêncio e segurando cruzes, enfermeiros protestam na porta do Planalto. Brasil de Fato. 01 de Maio de 2020. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/05/01/em-silencio-e-segurando-cruzes-enfermeiros-protestam-na-porta-do-planalto. Acesso em: 10 fev. 2021.

SCHNIRRING, Lisa. OMS vê possível propagação de nCoV sustentado na China. CIDRAP. Centro de Pesquisa e Política de Doenças Infecciosas do Vice-Presidente de Pesquisa da Universidade de Minnesota. Disponível em: https://www.cidrap.umn.edu/news-perspective/2020/01/who-eyes-possible-sustained-ncov-spread-china. Acesso em: 10 fev. 2021.

SOARES, R. C. A contrarreforma na política de saúde e o SUS hoje: impactos e demandas ao Serviço Social. 2010. 209 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Publicado
2021-06-23