PODCAST COMO FERRAMENTA FORMATIVA À DOCÊNCIA: DISCUTINDO A SÍNDROME DE BERARDINELLI NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumo
Compreende-se que as tecnologias digitais da informação e comunicação podem ser utilizadas nos contextos educacionais e nas práticas pedagógicas. Sendo assim, este artigo tem como objetivo descrever as percepções dos estudantes de Pós-Graduação em Educação Especial, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN quanto a ferramenta podcast no seu processo formativo trazendo à tona a temática Síndrome de Berardinelli na perspectiva da Educação Inclusiva. Quanto aos aspectos metodológicos, foi apresentado o podcast como objeto educacional aos participantes, profissionais discentes de um curso de Mestrado Profissional que posteriormente responderam ao questionário com 14 estudantes. Os resultados mostram possibilidades de utilizar o podcast no processo formativo da docência, do qual poderá contribuir a repensar suas práticas pedagógicas quanto às pessoas com Síndrome de Berardinelli e discutir com os estudantes para que possa diminuir com os preconceitos ainda existentes na sociedade.
Referências
BARBOSA-FOHRMANN, A. P. Os modelos médico e social de deficiência a partir dos significados de segregação e inclusão nos discursos de Michel Foucault e de Martha Nussbaum. REI - REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 736-755, fev. 2017. ISSN 2447-5467. Disponível em: https://www.estudosinstitucionais.com/REI/article/view/76/108 Acesso em: 05 mar. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARROS, A. B.; SILVA, S. M. M. da; COSTA, M. da P. R. da. Dificuldades no processo de inclusão escolar: percepções de professores e de alunos com deficiência visual em escolas públicas. Bol. - Acad. Paul. Psicol., São Paulo, v. 35, n. 88, p. 145-163, jan. 2015.. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2015000100010&lng=pt&nrm=iso Acesso em 18 fev. 2021.
BARROS, G. C.; MENTA, E. Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación, vol. IX, n. 1, ene. – Abr., 2007. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012621.pdf. Acesso em: 20 de mai. 2020.
BONFIM, J.; MESQUITA, M. R. “Nunca falaram disso na escola”: Um ebate com jovens sobre gênero e diversidade. Psicol. Soc., Belo Horizonte, v. 32, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822020000100226&lng=en&nrm=iso Acesso em: 21 fev. 2021.
BOTTON, L. Proposta de Repositório Digital para armazenamento de podcasts educativos. Dissertação (mestrado). Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria, 2018.
BRASIL. Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 02 jan. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 21abr. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 13 dez. 2021.
CAMARGO, S. P. H. et al. Desafios no processo de escolarização de crianças com autismo no contexto inclusivo: diretrizes para formação continuada na perspectiva dos professores. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 36, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982020000100223&lng=en&nrm=iso Acesso em: 21 fev. 2021.
CAMPOS, V. H. M. de C de.; MATUDA, F. G. Uso de podcasts como potencializador do desenvolvimento de gêneros orais em aulas de língua portuguesa no ensino médio. Revista: EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, MS, 2019 – n° 9, Vol. 7. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/9861 Acesso em: 13 out. 2020.
CARVALHO, K. M. A. de; SALDANHA, G. S. O som que o documento tem: o podcast e o princípio monográfico. // Brazilian Journal of Information Studies: Research Trends. 12:1 (2018) p.36-45. ISSN 1981-1640. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/202683/rego-piva_lm_dr_mar.pdf?sequence=3 Acesso em: 04 set. 2020.
CATHARINA, F. S. Um estudo sobre os Podcasts na Educação Infantil. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Mídias na Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2015.
CORTES, T. P. B. B.; MARTINS, A. de O.; SOUZA, C. H. M. de. Educação midiática, educomunicação e formação docente: parâmetros dos últimos 20 anos de pesquisas nas bases Scielo e Scopus. Educ. rev., Belo Horizonte, v., 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100183&lng=en&nrm=iso Acesso em 18 fev. 2021.
CRUZ, S. C. O Podcast no Ensino Básico. Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIEd, 2009.
DAMASCENO, É. de B. et al. Experiência de pessoas que vivem com a Síndrome de Berardinelli-Seip no Nordeste brasileiro. Ciênc. Saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018000200389&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2021.
DANTAS, Virginia Kelly de Sousa Cândido. Síndrome de Berardinelli: territorialidade e imaginário. 2005. 128 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmica e Reestruturação do Território) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/18893/1/VirginiaKSCD.pdf Acessado em: 25 mar. 2021.
DARUB, A. K. G. dos S..; SOARES, G. L. C.; SANTOS, P. K. dos. Formação docente inicial e as discussões sobre a inclusão. Análise do currículo do curso de pedagogia de uma universidade pública da região norte do Brasil. InterCambios, Montevideo, v. 7, n. 1, 2020 . Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2301-01262020000100043&lng=es&nrm=iso Acesso em: 20 fev. 2021.
DRAGO, R.; PINEL, H. Alunos com síndrome rara na escola comum: um olhar fenomenológico-existencial. Linhas Críticas, v. 20, n. 43, 2014. p. 605-627, 11. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4395 Acesso em: 03 de mar. 2021.
FARIA, Carlos Alberto de. Função autonômica em pacientes portadores de lipodistrofia generalizada congênita - sindrome de berardinelli - SEIP. 2009. 75 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/13157/1/FuncaoAuton%c3%b4micaPacientes_Faria_2009.pdf Acesso em: 25 mar. 2021.
FREIRE, E. P. A. Podcast: breve história de uma nova tecnologia educacional. Educação em Revista. Marilia, v. 18, n.2, 2017. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/7414 Acesso em: 19 de maio de 2020.
_______. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva da educação freinetiana. Revista Brasileira de Educação v. 20 n. 63 out.-dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n63/1413-2478-rbedu-20-63-1033.pdf Acesso em: 21 fev. 2021
JESUS, Wagner Brito de. Podcast e educação: um estudo de caso. 2014. 56 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/121992.Acesso em: 19 fev. 2021.
LIMA, J. G. de. Lipodistrofia congênita generalizada como modelo de estudo de metabolismo, resistência insulínica, densidade óssea e expressão gênica global. UFRN - Natal, 2017. 105 f. Tese (doutorado em Ciências da Saúde) - programa de pós-graduação em Ciências da Saúde, centro de Ciências da Saúde, universidade federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22508 Acesso em: 25 mar. 2021.
LIMA, J. G. de L; CAMPOS, J. T. A. M. (Orgs). Síndrome de Berardinelli-Seip: aspectos genéticos e morfofisiológicos. Natal: EDUFRN,2020.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.
LUIZ, L.; ASSIS, P. O Podcast no Brasil e no Mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010. Caxias do Sul. Anais do… Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2010. v. CD-ROM. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-0302-1.pdf Acesso em: 24 mar. 2021.
MEDEIROS, A. K. B.et al. Síndrome de berardinelli-seip e condição de saúde oral: uma revisão de literatura. Revista Ciência Plural, v. 19, p. 375-378, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/7323 Acesso em: 05 jan. 2021.
MEDEIROS, LMB.; BEZERRA, CC. Algumas considerações sobre a formação continuada de professores a partir das necessidades formativas em novas tecnologias na educação. In: SOUSA, RP., et al., orgs. Teorias e práticas em tecnologias educacionais [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2016, pp. 17-37. ISBN 978-85-7879-326-5. Disponível em: http://books.scielo.org/id/fp86k/pdf/sousa-9788578793265-02.pdf Acesso em: 18 fev. 2021.
MODELSKI, D.; GIRAFFA, L. M. M.; CASARTELLI, A. de O. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100515&lng=en&nrm=iso Acesso em: 26 jan. 2021.
MORIGI, V. J., et al. O reencantamento do mundo e acesso à informação: as potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na construção e reforço da democracia Mídia, cidadania e utopia no Brasil. In: SOUSA, C. M., org. Um convite à utopia [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2016. Um convite à utopia collection, vol. 1, pp. 303-339. Disponível em: http://books.scielo.org/id/kcdz2/epub/sousa-9788578794880 Acesso em: 30 set. 2020.
OLIVEIRA, F. Â. de. Inclusão escolar e resistência docente: a dimensão subjetiva dos professores e suas determinações. 2020. 171f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52865 Acesso em: 22 mar. 2021.
PEREIRA, C. A. R.; GUIMARAES, S. A Educação Especial na Formação de Professores: um Estudo sobre Cursos de Licenciatura em Pedagogia. Rev. Bras. educ. espec., Bauru, v. 25, n. 4, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000400571&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 mar. 2021.
PRIMO, A. F. T. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Revista Intexto, n. 13. Porto Alegre, 2005.Disponível em: https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/4210 Acesso em: 11 nov. 2020.
QUADROS, M. R. O podcast como ferramenta de comunicação organizacional: tendências e possibilidades. In: SCHEID, D.; MACHADO, J.; PÉRSIGO, P. M. Tendências em comunicação organizacional: Temas emergentes no contexto das organizações. Santa Maria, RS: FACOS-UFSM, 2019. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/330/2019/12/ebook-Tend%C3%AAncias.pdf Acesso em: 21 mar. 2021.
QUEIROZ, A. de M.; BEDIN, E. ‘Corpo de homem, cabeça de mulher’: complicações identitária a partir dos estereótipos das mulheres com Síndrome Berardinelli no cenário escolar. In: Anais… SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO: Subjetividade, Cidadania e Transfeminismo. Natal, RN: 2013. Disponível em: arquivos.info.ufrn.br Acesso em: 20 jan. 2021.
REGO, A. G. do et al. Anormalidades cardiovasculares e metabólicas em pacientes com a síndrome de Berardinelli-Seip. Arq. Bras. Cardiol., São Paulo, v. 94, n. 1, jan. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2010000100017&lng=en&nrm=iso Acesso em: 07 mai. 2020
RODRIGUES, C. de F. Análise conteudística do podcast “projeto humanos”. Uberlândia, MG: Universidade Federal de Uberlândia-UFU, 2018. Monografia (Graduação em Jornalismo). Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/24193/1/An%C3%A1liseConteud%C3%ADsticaPodcast.pdf Acesso em: 13 jan. 2021.
SANTOS, F. F. dos. Um Modelo de Aplicação Pedagógica de uso de Podcast (MAPP): Um Estudo de Caso de Aplicação em Contexto Educacional. Brasília: UnB, 2014. Monografia (Graduação em Ciências da Computação). 68p. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/9033/1/2014_FabioFerreiradosSantos.pdf Acesso em: 25 mar. 2021.
SILVA, D. D. S. S. D. da. O papel do podcast papo educador na formação de professores-ouvintes. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) — Araraquara, SP: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho: 2020 116 f.
SILVA, T. F. da. Mídia-educação e os desafios na prática. 2019. 142f.- Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Fortaleza (CE), 2019. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40041 Acesso em: 26 mar. 2021.
SOUZA, R. F. de. Usos e possibilidades do Podcast no Ensino de História. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ 2016. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174622?mode=full Acesso em: 25 mar. 2021.
VANASSI, G. C. Podcasting como processo midiático interativo. Caxias do Sul, RS: Universidade de Caxias do Sul, 2007. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/vanassi-gustavo-podcasting-processo-midiatico-interativo.pdf Acesso em: 25 mar. 2021.
VILAÇA, M. L. C.; ARAÚJO, E.V. F. Tecnologia, sociedade e educação na era digital. Duque de Caxias, RJ: UNIGRANRIO, 2016. [livro eletrônico] Disponível em: http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/tecnologia,sociedadeeeducacaonaeradigital_011120181554.pdf Acesso em: 19 de fev. 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).