GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA NOS ESTUDOS CULTURAIS FÍSICOS: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA

Palavras-chave: Corpo. Cultura. Poder. Pedagogia.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos reflexões acerca de experiências formativas atravessadas por gênero, sexualidade e raça na educação física a partir da sensibilidade dos Estudos Culturais Físicos. Para tanto, acionamos a autoetnografia para rememorarmos passagens relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão materializadas na Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA) em meio às relações de poder identificadas em diferentes contextos que emergiram desse cenário. De modo específico, procuramos discutir problemáticas relacionadas a) à formação em educação física a partir da realidade local; b) à fisicalidade no contexto esportivo a partir de relações de poder atravessadas por gênero e sexualidade; c) às relações raciais e de gênero na capoeira; e, por fim, d) ao ensino da dança a partir de marcadores sociais de diferença, notadamente, na formação superior em educação física. Por fim, nossos relatos são situados como formas de desafiar estruturas de poder da/na educação física, propondo o exercício de interpretação e, em certa medida, subversão às operações e efeitos das relações de poder.

Biografia do Autor

Vitor Hugo Marani, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutorado na área de Práticas Sociais em Educação Física (PEF-UEM-UEL).  Mestrado na área de Práticas Sociais em Educação Física (PEF-UEM-UEL). Professor Adjunto no curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA).  Integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/DEF/UEM/CNPq). Pesquisador da Educação Física com foco nas discussões que atravessam o corpo como efeito das relações de poder, notadamente, a partir de marcadores sociais de gênero e de sexualidade.

Gabriella Gonçalves Mendes da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Estudante do curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia (UFMT).

Eduarda Carolina Irber, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Estudante do curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia (UFMT).

Pâmela Figueredo Barbosa de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia (UFMT).

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Publicado
2022-01-28