CRIATIVIDADE, PERSPECTIVAS E REALIDADES DO ENSINO REMOTO A PARTIR DE OUTRAS LENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Possibilidades criativas. Transdisciplinaridade. pandemia.

Resumo

O ensino remoto se apresenta, nos últimos dias, como um dos principais desafios que a Educação Básica brasileira vivencia nesta pandemia da Covid-19. Diante deste cenário objetivou-se refletir sobre o ensino remoto na perspectiva da transdisciplinaridade e da criatividade, em termo mais específico, dialogar acerca das mazelas do pensamento simplificador no ensino remoto na Educação Básica. Este trabalho parte da indagação: De que maneira a transdisciplinaridade e a criatividade pode nos orientar para além de um olhar reducionista neste contexto de ensino remoto? A pesquisa foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico com abordagem qualitativa. Os resultados evidenciam que neste período pandêmico, os professores apresentam dificuldades em romper com a fragmentação e simplificação do conhecimento. O trabalho aponta possibilidades no fazer pedagógico como também poderá contribuir para alavancar novos estudos sobre as práticas docentes neste cenário.

Biografia do Autor

Kênia Paulino de Queiroz Souza, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2019). Doutoranda em Educação na Amazônia - UFT (2020). Mestra em Educação - UFT (2016). Diretora do Câmpus Paraíso da UNITINS. Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras-RIEC. 

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Pós-doutora e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins – UFT e do Programa EDUCANORTE/PGEDA, polo Palmas - UFT. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras-RIEC. 

Lilia Reijane Ribeiro dos Santos Menezes, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins – UFT (2020). Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) e professora da educação básica. Arraias.

Marina Carla da Cruz Queiroz, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) e professora da Educação Básica. 

Referências

CERIONI, C. Coronavírus tirou 1,5 bilhão de alunos das salas de aula em todo o mundo. EXAME, 24 maio. 2020. Disponível em:https://exame.com/mundo/coronavirus-tira-15-bilhao-de-alunos-das-salas-de-aula-em-todo-o-mundo. Acesso em:07 mar. 2021.
DARROW, F.; Allen, R. V. Actividades para el aprendizaje creador. Buenos Aires: Paiós,1965.
GUILFORD, R. D. Creatividad y educación. Buenos Aires: Paidós, Strom 1978.
MAGALHAES, S. M. O.; SOUZA, R. C. C. R. Formação de professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: ED. da PUC Goiás, Liber, 2012.
MORAES, M. C. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana; WHH – Willis Harman House, 2008.
______. Da ontologia e epistemologia complexa à metodologia transdisciplinar. Revista Terceiro Incluído. Goiânia, GO, v.5, n.1, p. 1-19, jan./jun., 2015. Dossiê ECOTRANSD: Ecologia dos saberes e Transdisciplinaridade. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2021.
MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 8º ed. - Rio de Janeiro: Bertrand, Brasil, 2005.
______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, UNESCO, 2011.
______. Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliane Lisboa. 5.ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
TORRANCE, E. P. Implicacion es educativas de la creatividad. Salamanca: Anaya,1976.
TORRE, S. de La. Dialogando com a criatividade. Tradução de Cristina Mendes Rodriguez. São Paulo: Madras, 2005.
______. Criatividade aplicada: recursos para uma formação criativa. Tradução de WIT Languages. São Paulo: Madras, 2008.
Publicado
2021-08-13