EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA PARA UMA ATUAÇÃO CRÍTICA E CRIATIVA: UMA INICIATIVA TRANSDISCIPLINAR EM AULAS DE INGLÊS

Palavras-chave: educação linguística. Transdisciplinaridade. língua inglesa.

Resumo

Neste artigo, objetivamos refletir sobre uma iniciativa transdisciplinar em aulas de inglês de um curso de formação universitária de professoras de línguas, com vistas a compreender seus possíveis desdobramentos para uma atuação crítica e criativa em contextos outros de educação linguística – a escola de educação básica sendo uma delas – e para além deles. Para tanto, fundamentamos nossas discussões em Andreotti e Menezes de Souza (2008a, 2008b), Ferraz (2015), Moraes (2015), Morin (2000), Rosa Suanno (2013), Suanno (2010, 2021), entre outras. Como aparato metodológico, nos valemos da pesquisa qualitativa e interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2013). A iniciativa que analisamos foi inspirada na obra “Lendo o mundo por outros olhos”, de Andreotti e Menezes de Souza (2008a). Nossa análise aponta para uma atuação crítica e criativa das discentes envolvidas como desdobramentos dessa ação transdisciplinar, o que nos remete a uma religação não-linear de diferentes saberes e espaços.

Biografia do Autor

Barbra Sabota, UEG

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, com estágio de pós-doutoramento pelo Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada da UnB. Docente do curso de Letras Português e Inglês e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (Unidade de Anápolis - Ciências Socioeconômicas e Humanas - UnUCSEH/UEG). 

Ricardo Regis, Escola Interamérica - Goiânia (GO)

Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás e Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás. Professor de Língua Inglesa na Escola Interamérica - Goiânia (GO). 

Mariana Mastrella de Andrade, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, com estágio de pós-doutoramento pelo mesmo programa. Docente do curso de Letras Português e Inglês e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (Unidade de Anápolis - Ciências Socioeconômicas e Humanas - UnUCSEH/UEG). 

Viviane Pires Viana Silvestre, Universidade de Brasília

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, com estudos de pós-doutoramento pela mesma instituição. Docente do Instituto de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília. 

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Publicado
2021-08-13