EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA PARA UMA ATUAÇÃO CRÍTICA E CRIATIVA: UMA INICIATIVA TRANSDISCIPLINAR EM AULAS DE INGLÊS
Resumo
Neste artigo, objetivamos refletir sobre uma iniciativa transdisciplinar em aulas de inglês de um curso de formação universitária de professoras de línguas, com vistas a compreender seus possíveis desdobramentos para uma atuação crítica e criativa em contextos outros de educação linguística – a escola de educação básica sendo uma delas – e para além deles. Para tanto, fundamentamos nossas discussões em Andreotti e Menezes de Souza (2008a, 2008b), Ferraz (2015), Moraes (2015), Morin (2000), Rosa Suanno (2013), Suanno (2010, 2021), entre outras. Como aparato metodológico, nos valemos da pesquisa qualitativa e interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2013). A iniciativa que analisamos foi inspirada na obra “Lendo o mundo por outros olhos”, de Andreotti e Menezes de Souza (2008a). Nossa análise aponta para uma atuação crítica e criativa das discentes envolvidas como desdobramentos dessa ação transdisciplinar, o que nos remete a uma religação não-linear de diferentes saberes e espaços.
Referências
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