INICIAÇÃO SEXUAL, VIOLÊNCIA E HOMOFOBIA EM SOBRE RAPAZES E HOMENS, DE ANTONIO DE PÁDUA
Resumo
Sobre rapazes e homens é o primeiro livro de contos publicado por Antonio de Pádua (2006). Um livro que faz parte de uma ampla produção ficcional que abarca em seu cerne as relações homoeróticas vivenciadas por seus personagens em contextos adversos. O livro se estrutura em três partes: “Sobre algumas coisas de rapazes e homens”, “Teoria dos esquemas (dos homens)” e “Retomando os esquemas, os rapazes e os homens”. Neste artigo, escolhemos como corpus de análise o conto “Esquema F”, inserido na segunda parte do livro, a partir de uma perspectiva entre literatura e homoerotismo, com fundamentação nas discussões teóricas dos estudos de Didier Eribon (2008), Eliane Robert Moraes (2003), Eve Sedgwick (2000), Georges Bataille (1987), Judith Butler (2010) e Octávio Paz (1995).
Referências
BATAILLE, Georges. O erotismo. Porto Alegre: L&PM, 1987.
BOSI, Alfredo. Situações e formas do conto brasileiro contemporâneo. In: ___. O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 2008. p. 7-22.
BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p. 151-172.
ERIBON, Didier. Reflexões sobre a questão gay. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.
FERNANDES, Carlos Eduardo Albuquerque. Reflexões sobre a narrativa brasileira de temática gay: 1980-2009. In: SILVA, Antonio de Pádua Dias da; CAMARGO, Flávio Pereira (Orgs.). Configurações homoeróticas na literatura. São Paulo: Claraluz, 2009. p. 35-50.
MORAES, Eliane Robert. O efeito obsceno. In: Cad. Pagu [on line], n. 20, p.121-130, 2003.
RIBEIRO NETO, Amador. Um livro e sua linguagem. Textos de prazer. In: SILVA, Antonio de Pádua Dias da. Sobre rapazes e homens. Campina Grande: EDUEP, 2006. p. 7-13.
SEDGWICK, Eve Kosofsky. Between men. English literature and male homossocial desire. New York: Columbia University Press, 2000.
SILVA, Antonio de Pádua Dias da. Sobre rapazes e homens. Campina Grande: EDUEPB, 2006.
_____. A literatura brasileira de temática homoerótica e a escrita de si. In: Acta Scientiarum. Language and Culture. Maringá, v. 36, n. 1, p. 61-74, Jan.-Mar., 2014.
_____. Literaturas de língua portuguesa e homoafetividade – o aspecto político na ficção contemporânea. In: CAMARGO, Fábio Figueiredo; GARCÍA, Paulo César (Orgs.). Homocultura e linguagens. Salvador: Eduneb, 2016. p. 79-106.
PAZ, Octavio. Os reinos de Pã. In: ___. A chama dupla. Amor e erotismo. Lisboa: Assírio & Alvim, 1995. p. 9-22.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).