A CRIANÇA AMAZÔNIDA E SEUS MAPAS MENTAIS: EXPRESSÃO GRÁFICA INFANTIL EM MARABÁ

Palavras-chave: Mapas mentais. Criança amazônida. Estético ambiental. Amazônia.

Resumo

Parte de uma pesquisa da qual tem como objetivo central fazer uma análise das expressões gráficas dos mapas mentais da criança na Amazônia do sudeste paraense a partir de uma realidade na escola pública municipal. Nas expressões gráficas das crianças estão mostrados o que é deixado ver de seus mapas mentais daquilo que é constituído da percepção estético ambiental, deixando ser revelada sua lógica de Amazônia e do que é ser amazônida. É uma pesquisa qualitativa, mediada por observações participantes, roda de conversa, coleta e seleção de grafismo infantil e entrevista narrativa. Percebeu-se que o deixado ver dos mapas mentais não é um método. São expressões do que se sente, pensa, constrói junto com o outro e consigo, é estética, são as relações com o ambiente e o outro.

Biografia do Autor

Alexandre da Silva dos Santos Filho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa

Doutor em Educação com estágio na Universidade de Aveiro em Portugal. Pós-Doutor em Artes Visuais. Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Paloma Noleto da Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia – PDTSA – Unifesspa – PA. 

Referências

ALMEIDA, J. J. Políticas públicas e comunidades da Amazônia: o caso da Velha Marabá (1970-2000). URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, v. 8, n. 2, p. 44-59, 11 dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8643591. Acesso em: 10 jan. 2020.

ARENDT, H. A condição humana. 10. ed. Tradução de Roberto Raposo, posfácio de Celso Lafer. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

BAUMAN, Z. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2013.

GONÇALVES, C. W. P. Amazônia, Amazônias. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2012. (E-book).

GONDIM, N. A Invenção da Amazônia. 2. ed. Manaus: Valer, 2007.

HÉBETTE, J.; MOREIRA, E. S.; LEITÃO, W. M. Uso e abuso no trato dos recursos naturais em áreas da Amazônia Oriental: história e atualidade. In: HÉBETTE, J. Cruzando a Fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. v. III. Belém: EDUFPA, 2004. p. 273-285.

KRAISIG, Â. R.; BRAIBANTE, M. E. F. Mapas Mentais: Instrumento para a construção do conhecimento científico relacionado à temática “cores”. Shouth American Journal of Basic Education, Technical And Tecnological, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 70-83, 2007. ISSN: 2446-4821. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1273/944. Acesso em: 19 out. 2018.

LOWENFELD, V.; BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

MAFFESOLI, M. No fundo das aparências. Tradução de Bertha Halpern Gurovitz. Petrópolis: Vozes, 1996.

MARTINS, J. de S. A chegada do Estranho. São Paulo: Hucitec, 1993.

OLIVEIRA, N. A. da S. A educação ambiental e a percepção fenomenológica, através de mapas mentais. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 16, p. 32-46, jan./jun. 2006.

PIZARRO, A. Amazônia: as vozes do rio: imaginário e modernização. Tradução Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
Publicado
2021-04-14