CUIDADOS PALIATIVOS E A FORMAÇÃO INICIAL DOS ENFERMEIROS: REVISÃO DE LITERATURA

Palavras-chave: Cuidados Paliativos. Graduação em enfermagem. Formação continuada. Aprendizagens experiências.

Resumo

Os cuidados paliativos são cuidados médicos especializados para pessoas que vivem com uma doença grave. Esse tipo de atendimento tem como foco o alívio dos sintomas e do estresse da doença. O objetivo é melhorar a qualidade de vida do paciente e da família. O objetivo deste estudo foi revisar a produção científica relativa aos cuidados paliativos e a formação dos enfermeiros. Foi realizada Revisão de Literatura em duas bases de dados (SciELO e PubMed). Os critérios de inclusão utilizados foram: artigos completos, com os descritores pré-definidos e com período de dez anos. Nos últimos anos, o número de pessoas que no Brasil necessita de cuidados paliativos tem vindo a aumentar exponencialmente (Relatório da Organização das Nações Unidas, 2019). A maioria dos cursos de graduação em enfermagem das Faculdades públicas Federais no Brasil, até há poucos anos, não incluíam qualquer disciplina, com caráter obrigatório ou facultativo, sobre cuidados paliativos. Neste quadro, a progressiva implementação dos cuidados paliativos no Brasil, tem vindo a concretizar-se com recurso à contratação de enfermeiros não capacitados. Dado existirem poucos estudos sobre esta realidade, realizamos um estudo descritivo exploratório. Este estudo permite, concluir que a implementação da prática paliativa no Brasil demanda a formulação de políticas complementares relativas à formação, inicial e continuada, dos profissionais de Enfermagem.

Biografia do Autor

Elane Silva de Oliveira, Centro Universitário Alfredo Nasser - UNIFAN

Mestre em Ciências da Educação Universidade Lusófona de Porto - Portugal, MBA em Ciências da Educação no Centro Universitário Alfredo Nasser UNIFAN. Pós graduada em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem, (MS) Fundação Oswaldo Cruz, Pós graduada em Enfermagem em Cardiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, docente no Centro Universitário Alfredo Nasser - UNIFAN. Foi enfermeira Assistencial na Unidade de Terapia Intensiva - CRER e Enfermeira do Cais Chácara do Governador, Emergência, Enfermeira Auditora UNIMED Catalão e Analista de Saúde - Enfermeira Estratégia Saúde da Família em Nerópolis.

Marislei de Sousa Espíndula Brasileiro, Centro Universitário Alfredo Nasser - UNIFAN

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora do Curso de Medicina do Centro Universitário Alfredo Nasser. 

Marília Cordeiro de Sousa, Centro Universitário Alfredo Nasser UNIFAN

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG). Mestre em Enfermagem pela UFG, pós-graduada em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria pelo Centro de estudos de Enfermagem e Nutrição (CEEN-PUC/GO), graduada em Enfermagem pela Universidade Paulista (UNIP). É membro suplente Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Goiás, e ainda da Câmara Técnica de Instrumentalização de Comissões de Ética de Enfermagem nas Instituições de Saúde, docente na Faculdade Alfredo Nasser- UNIFAN. Foi docente na Faculdade Unida de Campinas- FacUnicamps, enfermeira assistencial da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Materno Infantil (HMI) e Cais Chácara do Governador.

Ruytha Irineu Souza, Centro Universitário Alfredo Nasser - UNIFAN

Graduada em Enfermagem pela Universidade Paulista - UNIP, (2007). Pós-Graduação em Emergência e Urgência pelo Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição - CEEN. Docente do curso de Enfermagem pela Faculdade Alfredo Nasser - UNIFAN. Mestranda pela Faculdade Lusófona de Lisboa-Portugal. Atualmente: Sub supervisora do Internato de Medicina da Faculdade Alfredo Nasser - UNIFAN.

Driely Katchiwsh Silva Rosa Silvano, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Especialista em Docência do Ensino Superior (2019). Bacharel em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2014). Experiência na área de Serviço Social com ênfase em Serviço Social Aplicado, Projetos e Monitoramento de Instituições Sociais. Bolsista do CNPQ no Projeto de Ensino à Distância no Mestrado de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Personal e Professional Coaching pela Academia Internacional de Coaching - AIC (2015). Trabalhou como voluntária e pesquisadora na Central de Alternativas à Prisão (CAP) em Goiânia (2018), atuou como professora co-orientadora na Faculdade Alfredo Nasser no Instituto de Ciências da Saúde do Curso de Enfermagem (2019) e é revisora na Empresa Martins Rosa Mentoria e Revisão Editorial. 

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Publicado
2021-08-27