A arte de contar histórias: uma abordagem a partir de uma experiência do PIBID
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise acerca das práticas de linguagem trabalhadas nas séries iniciais, com ênfase no 2º Ano que é a turma analisada no que diz respeito à formação do aluno para a alfabetização e o letramento, tomando como base as vivências de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins UFT. O trabalho pedagógico dos alunos bolsistas envolveram as práticas de leitura e escrita no contexto escolar diante de investigações e intervenções sobre este tema. Este estudo se configura na assertiva de refletir sobre a importância do programa e sua efetividade na escola a partir de uma cultura de diálogo por meio das ações integrativas a serem realizadas entre os bolsistas. Também indica reflexões para uma melhor formação de professores e construção de saberes, partindo não apenas de vivências e trocas de experiências, mas também, por meio de leituras sobre as práticas didáticas. Enfatizamos, com isso, a importância de o programa provocar a imersão dos estudantes das licenciaturas no contexto escolar.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).