O ENSINO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A TELEMÁTICA

Palavras-chave: ensino superior. tecnologias de informação e comunicação. Covid-19.

Resumo

O debate acerca do potencial educativo das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (nTICs) tem se expandido consideravelmente. No contexto atual, em meio à pandemia da Covid-19, torna-se mais urgente aprofundar o entendimento acerca do papel das nTICs na vida humana e, em particular, na formação dos cidadãos. A partir de um levantamento realizado com professores universitários, procurou-se mapear como os dilemas acerca dos usos de recursos telemáticos durante a quarentena têm sido enfrentados, a fim de extrair ideias que contribuam para transcender as dissonâncias entre o distante e o presente, almejando um tempo em que deixem de ser antinomias na formação universitária.

Biografia do Autor

Alessandra Pimentel, Universidade Federal do ABC

Doutora em Educação, na área de Psicologia da Educação, pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), membro do Programa de Atividades Lúdicas e Musicais da UFSJ e, pela mesma instituição, do Grupo de Pesquisa CRIA – Centro de Respeito às Infâncias e suas Aprendizagens. 

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Publicado
2021-07-22