A DIMENSÃO DA LEITURA NA OBRA A DESUMANIZAÇÃO, DE VALTER HUGO MÃE

Palavras-chave: Experiência, Leitura, Literatura, SubjetividaTransformação. Romance. A desumanização. Valter Hugo Mãe.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar como a leitura torna-se uma experiência com papel relevante na construção e transformação da subjetividade na obra A desumanização, de Valter Hugo Mãe. A problemática da pesquisa está baseada, fundamentalmente, na dimensão tomada pela leitura no romance. A escolha desta obra justifica-se pela presença da leitura ao longo de toda a narrativa e na importância dos livros para a personagem narradora. A análise foi realizada à luz dos pressupostos teóricos de Jouve, Larrosa e Petit. Os procedimentos adotados caracterizam esta pesquisa como descritiva, bibliográfica, com abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Considerando as teorias estudadas ao longo da pesquisa, o estudo evidenciou que a presença da leitura no romance A desumanização reflete vários aspectos apontados pelos autores no que diz respeito à leitura como experiência transformadora.

Biografia do Autor

Fabiane Verardi, Universidade de Passo Fundo

Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras.

Referências

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução de Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: UNESP, 1998.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam [recurso eletrônico]. São Paulo: Cortez, 1992, s. p.

JOUVE, Vincent. A leitura. Tradução de Brigitte Hervot. São Paulo: UNESP, 2012.

______, Vincent. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide (Orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. Tradução de Neide Luiza de Rezende. São Paulo: Alameda, 2013, p. 53-65.

______, Vincent. Por que estudar literatura? Tradução de Marcos Bagno e Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2012.

LARROSA, Jorge. La experiencia de la lectura: estudios sobre literatura y formacíon [Edição Kindle]. México: Fondo de Cultura Económica, 2003, s. p.

______, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel [Edição Kindle]. Tradução de Cynthia Farina. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, s. p.

______, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

MÃE, Valter Hugo. A desumanização. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

MANGUEL, Alberto. O leitor como metáfora: o viajante, a torre, e a traça [Edição Kindle]. Tradução de José Geraldo Couto. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2017, s. p.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Tradução de Pedro Maia Soares. São Paulo: Scharwcz, 1997.

PETIT, Michèle. A arte de ler: ou como resistir à adversidade. Tradução de Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Editora 34, 2009.

______, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013.

______, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. 10. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2020.

YUNES, Eliana; OSWALD, Maria Luiza (Orgs.). A experiência da leitura. São Paulo: Loyola, 2003.

Publicado
2021-02-10