A FEIRA DE CIÊNCIAS DA UFCAT: A TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Feira de Ciências. Extensão. Formação Integral.

Resumo

As Feiras de Ciências da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) ocorrem desde o ano de 2012 e visam propiciar oportunidades de uma formação emancipatória e integral dos estudantes da Educação Básica e de todos os demais envolvidos. Também buscam a aproximação dos licenciandos com seu campo de trabalho, a escola. Este artigo visa descrever o processo de organização das Feiras de Ciências da UFCAT, buscando refletir sobre as influências desses eventos/projeto na Educação e na Sociedade. A realização desse projeto busca aliar o ensino, a pesquisa e a extensão, otimizando as relações entre a Universidade e a Sociedade, contribuindo para a democratização do acesso ao conhecimento. Procura ainda promover a interação entre os saberes, de modo a socializar a cultura e o conhecimento científico, enriquecendo-os com os saberes extra-acadêmicos. Através do projeto Feira de Ciências da UFCAT, objetiva-se despertar o interesse pela atividade científica e de investigação, lançando-se temáticas que façam os alunos refletirem sobre os problemas de seu contexto, propondo soluções para os mesmos através de pesquisas e reflexões, trocando ideias com o professor orientador e entre os alunos da equipe; nesse movimento, o professor tem a oportunidade de ser mediador do processo de ensino e aprendizagem; há uma integração entre Escola - Universidade - Comunidade; os alunos têm a oportunidade de vivenciar um trabalho transdisciplinar e comunicar publicamente os resultados, o que propicia a formação integral. Avalia-se que o Projeto Feira de Ciências da UFCAT tem cumprido com os objetivos da extensão, propiciando a participação da sociedade/comunidade, a transformação dessa sociedade e contribuindo para uma educação crítica e emancipatória de estudantes e professores da Educação Básica, da Universidade e da comunidade que participa do evento.

Biografia do Autor

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Catalão

Licenciada (1995) e Bacharel (2002) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003). Atualmente é Professora Associada da UAE de Educação da Universidade Federal de Catalão, na área de Ensino de Química. Desenvolve projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na Área de Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Formação de Professores e o papel da extensão nessa formação inicial.

Fernanda Welter Adams, Secretaria Municipal de Educação de Catalão

Possui graduação em Licenciatura em Química (2014) e Pedagogia (2019), com especialização em Educação Especial com ênfase em Tecnologias Assistivas e Comunicação alternativas (2020), com mestrado em Educação (2018) e atualmente atua como professora contratada da rede Municipal de Educação de Catalão. 

Márcia Pereira dos Santos, Universidade Federal de Catalão

Possui graduação em História pela UFG (1997), mestrado em História pela UFU (2001) e doutorado em História pela UNESP (2007). Atualmente é docente (Associada I) da Universidade Federal de Catalão. Tem experiência de ensino e pesquisa em História, com ênfase em História do Brasil.

Crhistiane da Fonseca Souza, Universidade Federal de Catalão

Licenciada em Matemática (1996) e Especialista em Matemática (1998) pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG/RC), Mestre em Matemática (2004) pelo Instituto de Matemática e Estatística da UFG. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática, com pesquisa na área de Robótica Educacional. É professora da Universidade Federal de Catalão, na Unidade Acadêmica Especial de Matemática e Tecnologia (IMTec). Tem experiências em ensino, pesquisa e extensão na área de Tecnologias da Informação e Comunicação, Robótica Educacional, Formação Docente e Jogos Matemáticos e Lúdico

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Publicado
2021-08-13