A PRÁXIS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Resumo
O presente trabalho aborda a concepção dos professores universitários acerca da práxis docente e da sua importância na ação pedagógica. A pesquisa tem como objetivo compreender a pedagogia universitária como um campo teórico-prático em permanente construção. Para tanto, foi realizado um questionário aberto com quatro docentes que atuam no nível superior por, no mínimo, 5 anos, sendo um licenciado em História e um licenciado em Letras, assim como duas pedagogas. Os resultados apontam que os docentes possuem dificuldades em relacionar a teoria com a prática durante suas ações docentes, destacando-se como principais fatores: déficit na formação inicial e indisponibilidade dos alunos participarem de atividades de campo. É possível constatar que é preciso uma formação continuada para que os docentes consigam exercer a práxis em sala de aula.
Referências
BRASIL (1997). Ministério da Educação/SESu. Edital 4, de 10 de dezembro de 1997. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de dezembro de 1997. Seção 3, p. 26720. Em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/e04.pdf.
CAVALCANTE. Maria Marina Dias. Pedagogia Universitária: Um Campo de Conhecimento em Construção. Ed. EDUECE. Fortaleza, 2014.
CRISTINA D'ÁVILA. A didática nas Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica: impasses, desafios e resistências. Dossiê: Pedagogia, didática e formação docente: velhos e novos pontos críticos-políticos. Edição Especial N.8. Jan./Abr./ 2020 p. 86-101 ISSN: 2237-0315.
CUNHA, M. I. Verbete pedagogia universitária. In: MOROSINI, M. C. et al. Enciclopédia de pedagogia universitária. P Enciclopédia de pedagogia universitária orto Alegre: RIES/ INEP, 2003.
FRANCO, Maria Amélia Santoro, GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo, SP: Cortez, 2008.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HOBOLD, Márcia de Souza; FARIAS, Isabel Maria Sabino. Didática e formação de professores: contributos para o desenvolvimento profissional docente no contexto das DCNs. Dossiê: Pedagogia, didática e formação docente: velhos e novos pontos críticos-políticos. Edição Especial N.8. Jan./Abr./ 2020 p. 102-125 ISSN: 2237-0315.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: Formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Reflexibilidade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro?. In PIMENTA, Selma Garrido, e GHEDIN, Evandro: Professor Reflexivo no Brasil: Gênese e crítica de um conceito. São Paulo, Cortez Editora. 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. OLIVEIRA, joão ferreira, TOSCHI, mirza seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo, Cortez Editora , 2006.
LIMA, M. S. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e a ação docente. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha. 2004.
LUCARELLI, E. Um desafio institucional: inovação e formação pedagógica do docente universitário. In: Castanho, S., Castanho. M. O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas: Papirus, 2000.
MELO, G. F. Pedagogia Universitária: aprender a profissão, profissionalizar a docência. Curitiba: CRV, 2018.
PIMENTA, Selma G. Pesquisa em educação: Possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2006.
PIMENTA, Selma G ; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002 (Coleção Docência em formação v. 1).
PIMENTA, Selma G; LIMA, M. S. Estágio e Docência. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
RIOS, T. A. Ética e competência. 20. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SCHEIBE, Leda. Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia: trajetória longa e inconclusa. Cadernos de pesquisa, v. 37, n. 130, p. 43-62, 2007.
THERRIEN, Jacques ; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. Formação para além do ensino na docência universitária: reflexões ancoradas na formação cidadã. In: Sales, J.A.M.; Farias, I.M.S.; Barreto, M.C. Docência e formação de professores: novos olhares sobre temáticas contemporâneas. Fortaleza: Ed. UECE, 2009, p. 99-108.
VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. 2ª ed. Rio e Janeiro, Paz e Terra, 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).