A CRISE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A (IN)APTIDÃO À EXPERIÊNCIA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA
Resumo
Este artigo, resultante de tese de doutorado sobre educação inclusiva e experiências no curso de licenciatura em educação física, tem por objetivo, dentre outros, analisar a concepção de aptidão à experiência (ADORNO, 2011), tendo a formação na sociedade administrada como central no questionamento da função da escola no processo de reprodução (ou não) de corpos submissos. O referencial teórico-metodológico adotado foi a Teoria Crítica da Sociedade na problematização e análise das causas sociais que promovem aversão à experiência e a crise na formação de professores. Este estudo afirma que a autodeterminação do professor, ao se contrapor aos modelos educacionais pré-determinados pela cultura de dominação, que têm como eixo central a competitividade, é fundamental no combate à violência na educação física inclusiva, voltada ao desenvolvimento da sensibilidade e emancipação, como sendo possível na formação dos estudantes por promover a autonomia, o livre pensar e a aptidão à experiência.
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