Jogos em rede, representações de equipe e educação: construindo uma teia

  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Resumo

Considerando que o aprendizado não é o resultado de simples memorização, mas acima de tudo, da habilidade de conectar e manipular informações, tornando-as conhecimento, neste artigo os jogos em rede são vistos como ferramenta para o desenvolvimento de sentimentos de equipe. Com os aportes teóricos de GOFFMAN (1985), Rodrigues (2004), Aranha (2005), dentre outros, concluímos que os jogos educativos tanto computacionais como outros são, com certeza, recursos riquíssimos para desenvolver o conhecimento e habilidades emocionais.  Os jogos eletrônicos se constituem, portanto, em espaços de aprendizagem, tornando possível aos jogadores ressignificar as suas emoções através da catarse que os ambientes, criados pelos jogos, possibilita.

Biografia do Autor

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduado em Comunicação Social/Jornalismo (CEULP-ULBRA) e Pedagogia (FE-UnB). Mestre em Educação (PPGE-UnB) e Doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas (FACOM-UFBA). Professor do Curso de Pedagogia e  Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL-UFT). Coordenador do Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). Email: gilsonportouft@gmail.com

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Publicado
2015-08-31
Seção
Artigos