FUNDAMENTOS PARA O EDUCADOR ENSINAR A EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA

Palavras-chave: Educação sexual. Ensino. Fundamentos.

Resumo

Trata-se de uma resenha crítica da obra “Educação Sexual: saberes essenciais para quem educa”, de autoria de Mary Neide Damico Figueiró, psicóloga, professora aposentada em 2011, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná, com vastos trabalhos na área da Educação Sexual e comprometimento teórico com a Abordagem Emancipatória da Educação sexual. O livro é uma coletânea de textos, alguns já publicados que foram ampliados e revisados e outros inéditos. Durante a resenha me posiciono em alguns aspectos de acordo com a minha formação e experiência profissional. A leitura da obra vai de encontro com o educador ou demais leitores que desejam aprender sobre educação sexual seja a nível de fundamentação das temáticas básicas para o ensino ou para formação pessoal.

Biografia do Autor

Juliana Aparecida da Silva Schimith, Uenp

Mestranda em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio (2020). Graduada em Ciências Biológicas pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel (2006). Graduada em pedagogia pela Unifacvest (2020). Desde 2008 é professora nas disciplinas de Ciências e Biologia na instituição Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

Priscila Caroza Frasson Costa, Uenp

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2000), mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2006) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, campus Luiz Meneghel, Bandeirantes-PR. Tem experiência na área de Metodologia e Prática de Ensino de Biologia, estágio supervisionado no ensino médio, onde ministra aulas desde 2003, para o curso de Ciências Biológicas na referida Universidade. Desde 2015 atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino da UENP (PPGEN), como professora da disciplina de Tendências Metodológicas de Ensino e como orientadora em nível de mestrado. Atua ainda na área de pesquisa em Educação para a Sexualidade e Educação Ambiental.

Referências

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação sexual: saberes essenciais para quem educa. Curitiba: Editora CRV, 2018.
Publicado
2021-07-22