CONHECIMENTOS DE METODOLOGIA DA PESQUISA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Resumo
Este artigo teve como objetivo diagnosticar a compreensão de conceitos básicos e analisar percepções de alunos de cursos de especialização, mestrado e doutorado, da área de educação em relação a disciplina Metodologia da Pesquisa. Para atingir esse objetivo foi realizado um estudo descritivo-qualitativo, apoiado em dados quantitativos que emergiram ao longo da pesquisa. Os resultados apontaram que existe, por parte dos sujeitos pesquisados, um conhecimento difuso sobre alguns conteúdos importantes dessa disciplina, e que a introdução de estratégias didáticas, no início das aulas de Metodologia da Pesquisa, visando a identificação do que esses alunos já conhecem sobre essa disciplina, pode contribuir para uma melhor eficácia dos processos docentes.
Referências
BERTERO, C.O. O ensino de metodologia de pesquisa em administração. Revista de Administração de Empresa, v.24, n.4, p.137-140, 1984.
CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A. Metodologia da Pesquisa. 4. Edição. São Paulo: Makron Books, 1996. 209p.
COSTA, M.A.F.; COSTA, M.F.B. Projeto de Pesquisa: entenda e faça. 6. Edição, 4. Reimpressão. Petrópolis: Vozes, 2020. 140p.
COSTA, M.A.F.; COSTA, M.F.B. Metodologia da Pesquisa: perguntas e respostas. USA: Amazon, 2019a. 125p.
COSTA, M.A.F.; COSTA, M.F.B. Metodologia da Pesquisa: dúvidas esclarecidas. USA: Amazon, 2019b. 120p.
COSTA, M.A.F.; COSTA, M.F.B. Metodologia da Pesquisa: abordagens qualitativas. USA: Amazon, 2019c. 117p.
COSTA, M.A.F.; COSTA, M.F.B. Metodologia da Pesquisa: conceitos e técnicas. 2. Edição. Rio de Janeiro: Interciência, 2009. 203p.
COSTA, M.A.F.; COSTA, M.F.B.; ANDRADE, V.; A. Caminhos (e descaminhos) dos objetivos em dissertações e teses: um olhar voltado para a coerência metodológica. Revista Práxis, v.6, n.11, p. 11-24, 2014.
DEMO, P. Avaliação Qualitativa: polêmicas do nosso tempo. 11.Edição. Campinas: Autores Associados, 2015. 82p.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006. 226p.
HAYASHI, M.C.; CABRERO, R.C.; COSTA, M.P.R.; HAYASHI, C.R.M. Indicadores da participação feminina em Ciência e Tecnologia. TransInformação, PUC-Campinas, v.19, n.2, p. 169–187, 2007.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. 9. Edição. São Paulo: Perspectiva, 2007. 257p.
LARANJEIRAS, Í.C., ALBUQUERQUE, C.S.S.; FONTES, J.A.M.G.M. Metodologia da Pesquisa Científica para Além da Vida Acadêmica: Apreciação de Estudantes e Profissionais Formados sobre sua Aplicabilidade na Vida. Revista de Administração e Contabilidade, v.3, n.1, p. 19-31, 2011.
LETA, J. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos Avançados, v.17, n.4, p. 271–284, 2003.
LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Fundamentos de Metodologia Científica. 7.Edição. São Paulo: Atlas, 2010. 320p.
LINHARES, B.F. O ensino de metodologia de pesquisa na visão de alunos de Ciências Sociais e de Ciência Política. Espaço Pedagógico, v.21, n.1, p. 146-164, 2014.
MENDONÇA, F.R.; MAJEROWICZ, S.; COSTA, M.A.F. O filme como estratégia de ensino da Metodologia da Pesquisa: relato de experiência. Revista Práxis, v.10, n.20, p. 95-105, 2018.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L.G. Os Desafios do Ensino da Disciplina de Metodologia da Pesquisa na Pós-Graduação. Meta: Avaliação, v.3, n.9, p. 244-257, 2011.
OLIVEIRA, S.L. Tratado de Metodologia da Pesquisa. 2. Edição. São Paulo: Pioneira, 1999. 319p.
SENKEVICS, A.S.; POLIDORO, J.Z. Corpo, gênero e ciência: na interface entre biologia e sociedade. Revista da Biologia, v.9, n.1, p. 16-21, 2012.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).